É a 19ª edição da FENGE, a “maior feira de engenharia do país”, organizada pela AE ISEC com o objetivo de aproximar o setor empresarial à comunidade estudantil. A sessão de abertura decorreu, esta tarde, no auditório do ISEC, e foi presidida pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Regina Bento esteve presente, elogiou a determinação dos estudantes da AE ISEC na organização do evento e garantiu o apoio da CM Coimbra às próximas edições da FENGE. “Nós temos todo o interesse em apoiar eventos como este. Continuem a contar com a colaboração da Câmara Municipal para estas iniciativas tão importantes para a cidade e para o ensino superior”, afirmou.
A vereadora da CM Coimbra lançou ainda um desafio aos jovens que se encontravam no auditório do ISEC. “Está em curso a 2ª edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Coimbra. Este ano temos disponível uma verba de meio milhão de euros, sendo que metade desse valor é para apoiar projetos apresentados por jovens. Participem, apresentem os vossos projetos. Têm todas as informações na plataforma do Coimbra Participa”, acrescentou ainda a autarca.
Já o secretário de Estado da Juventude e do Desporto destacou a imagem deste ano da Feira, a ponte Rainha Santa Isabel e, recorrendo à analogia, salientou a missão do evento: “fazer a ponte entre a academia e as empresas, entre os professores e os alunos, entre os empregadores e os jovens”. João Paulo Rebelo realçou ainda a importância da FENGE ser organizada “por jovens, estudantes, jovens do associativismo estudantil” e realçou a importância destas iniciativas para o futuro. “É na esmagadora maioria desta plateia, em vocês jovens, que vamos encontrar respostas, descobrir oportunidades, vencer as ameaças no futuro”, sublinhou João Paulo Rebelo.
Depois da sessão de abertura, chegou a hora da inauguração do certame. João Paulo Rebelo visitou todos os stands, na companhia de Regina Bento, Ana Gomes, Rúben Ladeira, Mário Velindro e Filomena Girão, e terminou o périplo, depois de experimentar um simulador de uma marca de automóveis, com um brinde à Feira e a ao seu sucesso.
A FENGE pretende promover o contacto entre estudantes e empresas, com o objetivo de contribuir para a criação e fixação de emprego qualificado no concelho. Nesta edição a Feira conta com a participação de cerca de 70 empresas, na sua maioria do concelho de Coimbra, e espera vir a receber aproximadamente 4000 visitantes. É uma mostra do que de melhor se faz em engenharia a nível nacional, e mesmo internacional, e conta com um programa diversificado, que engloba sessões de apresentação de empresas, workshops, análise de currículos de alunos e entrevistas de emprego. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.