2 Abril 2019

FENGE promove três dias de contacto entre estudantes e empresas

FENGE promove três dias de contacto entre estudantes e empresas

A vereadora da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Regina Bento, participou ontem na sessão de abertura da 19ª Feira de Engenharia de Coimbra (FENGE), um evento organizado pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (AE ISEC) que se encontra a decorrer, até dia 3 de abril, no ISEC. Regina Bento salientou a dimensão do evento, elogiou o facto de ser organizado apenas por estudantes e garantiu o interesse da autarquia em continuar a apoiar a FENGE, lançando ainda um desafio aos jovens presentes: que candidatem projetos à segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra até 15 de abril.

É a 19ª edição da FENGE, a “maior feira de engenharia do país”, organizada pela AE ISEC com o objetivo de aproximar o setor empresarial à comunidade estudantil. A sessão de abertura decorreu, esta tarde, no auditório do ISEC, e foi presidida pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Regina Bento esteve presente, elogiou a determinação dos estudantes da AE ISEC na organização do evento e garantiu o apoio da CM Coimbra às próximas edições da FENGE. “Nós temos todo o interesse em apoiar eventos como este. Continuem a contar com a colaboração da Câmara Municipal para estas iniciativas tão importantes para a cidade e para o ensino superior”, afirmou.

 

A vereadora da CM Coimbra lançou ainda um desafio aos jovens que se encontravam no auditório do ISEC. “Está em curso a 2ª edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Coimbra. Este ano temos disponível uma verba de meio milhão de euros, sendo que metade desse valor é para apoiar projetos apresentados por jovens. Participem, apresentem os vossos projetos. Têm todas as informações na plataforma do Coimbra Participa”, acrescentou ainda a autarca.

 

Já o secretário de Estado da Juventude e do Desporto destacou a imagem deste ano da Feira, a ponte Rainha Santa Isabel e, recorrendo à analogia, salientou a missão do evento: “fazer a ponte entre a academia e as empresas, entre os professores e os alunos, entre os empregadores e os jovens”. João Paulo Rebelo realçou ainda a importância da FENGE ser organizada “por jovens, estudantes, jovens do associativismo estudantil” e realçou a importância destas iniciativas para o futuro. “É na esmagadora maioria desta plateia, em vocês jovens, que vamos encontrar respostas, descobrir oportunidades, vencer as ameaças no futuro”, sublinhou João Paulo Rebelo.

 

Depois da sessão de abertura, chegou a hora da inauguração do certame. João Paulo Rebelo visitou todos os stands, na companhia de Regina Bento, Ana Gomes, Rúben Ladeira, Mário Velindro e Filomena Girão, e terminou o périplo, depois de experimentar um simulador de uma marca de automóveis, com um brinde à Feira e a ao seu sucesso.

 

A FENGE pretende promover o contacto entre estudantes e empresas, com o objetivo de contribuir para a criação e fixação de emprego qualificado no concelho. Nesta edição a Feira conta com a participação de cerca de 70 empresas, na sua maioria do concelho de Coimbra, e espera vir a receber aproximadamente 4000 visitantes. É uma mostra do que de melhor se faz em engenharia a nível nacional, e mesmo internacional, e conta com um programa diversificado, que engloba sessões de apresentação de empresas, workshops, análise de currículos de alunos e entrevistas de emprego. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×