Foi precisamente com o objetivo de dinamizar o centro histórico de Coimbra com música e fado, que Beatriz Santos e Luís Henrique Silva submeteram o projeto de um Festival de Fado, que acabou por ser o segundo mais votado desta versão dedicada aos jovens da 1ª edição do OP do Município de Coimbra.
O Festival iniciou-se no sábado, pelas 16h00, com uma serenata de rua, no Jardim da Manga, passando depois para o Pátio da Inquisição, para o Largo do Poço, e para a escadaria da Igreja de S. Tiago. Ao final da tarde, o Festival instalou-se na Praça 8 de Maio, com o grupo de José Vilhena, Ricardo J. Dias, Ni Ferreirinha e Guilherme Catela. Pelas 21h30, o Fado de Lisboa chegou também à Praça 8 de Maio, onde centenas de pessoas brindaram a fadista Beatriz e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.
Hoje, as serenatas de rua chegam à escadaria do Palácio Confusos (16h00), seguindo para o Arco do Palácio de Sub-Ripas (16h45), o Arco Almedina (17h30) e a escadaria da Igreja de S. Tiago (18h15). Pelas 19h45, a Praça 8 de Maio acolhe uma serenata futrica, tocada por grupos etnográficos da região, seguindo-se pelas 20h15, Fado de Lisboa, com o grupo Quebra o Galho. Às 21h30, na Praça 8 de Maio, o Fado ao Centro com o Clássico Fado encerram o Festival “Encontros”.