12 Julho 2019

Escolas do IPC desenvolveram-se de forma “ambiciosa” e “descomplexada”

Escolas do IPC desenvolveram-se de forma “ambiciosa” e “descomplexada”

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) celebrou, ontem, na antiga igreja do Convento São Francisco, 40 anos de existência, completados no dia 9 de julho. O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, foi o primeiro a intervir na sessão de abertura do evento e destacou a importância do IPC “para a qualificação da população do concelho de Coimbra, da região Centro e do país”, realçando ainda que o instituto é “uma referência no contexto do ensino superior em Portugal”. Uma opinião partilhada por outros intervenientes na sessão de abertura, nomeadamente pelo presidente do IPC, Jorge Conde, e pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, que designou o instituto como “o mais emblemático politécnico do país”.

Manuel Machado destacou a importância do ensino superior politécnico e, concretamente, do IPC para a cidade e para o país, elogiando as escolas do IPC pela forma “ambiciosa” e “descomplexada” como souberam desenvolver os seus projetos educativos e de investigação, medindo-se e competindo no mercado global sem se deixarem intimidar pela sombra da Universidade”. “As escolas do Instituto Politécnico tem valorizado o conhecimento em Coimbra, garantindo novas dinâmicas de transformação digital e de internacionalização, aproximando os sistemas académico e científico ao tecido produtivo, à administração pública e aos agentes sociais e culturais. As escolas do IPC têm melhorado a sua interação com a sociedade e com o território, estimulando a criação e a promoção de emprego qualificado na região de Coimbra e em todo o país”, afirmou o autarca.

 

O presidente da CM Coimbra fez questão, por isso, de mostrar todo o apoio do executivo municipal ao IPC. “O desígnio que vos mobiliza para continuarem a qualificar os vossos corpos docentes, para melhorarem o vosso ensino e para tornarem a vossa investigação mais pertinente, merece, por parte dos cidadãos de Coimbra e do seu município, o maior apoio e a total disponibilidade para colaborar nessa dinâmica. Para uma cidade do conhecimento como é Coimbra, não há causa mais estratégica do que aumentar a qualidade, a capacidade de inovar e a competitividade das suas unidades do ensino superior. Podem contar connosco!”, assegurou Manuel Machado.

 

Jorge Conde elogiou igualmente o papel do ensino superior politécnico e destacou a evolução destas instituições nas últimas décadas. Mas o presidente do IPC foi mais longe e defendeu mesmo que, pelo crescimento do ensino superior politécnico, pelo rigor das normas de acreditação e avaliação, pela qualificação dos seus corpos docentes e pela importância que cada vez mais assume na investigação e desenvolvimento, estas instituições de ensino se deveriam apelidar de Universidades Politécnicas.

 

Os elogios ao IPC continuaram, nas palavras do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, que considerou o IPC “o mais emblemático politécnico do país”.

 

O Dia do Politécnico contou, ainda, com a realização de homenagens a mais de 20 pessoas, entre docentes, não docentes e ex-alunos do IPC – e a homenagem, a título póstumo, e entrega de uma medalha do IPC, a Francisco Amaral, ex-docente de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra –, a entrega dos Prémios do Politécnico de Coimbra e a tomada de posse dos novos membros da presidência do IPC.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×