Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

23 Agosto 2019

Coimbra recebe o 31.º Estágio Internacional de Judo de 26 a 30 de agosto

O 31.º Estágio Internacional de Judo da Associação Académica de Coimbra (AAC) foi hoje apresentado, numa conferência de imprensa que decorreu no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, local onde irá decorrer o evento, entre os dias 26 e 30 de agosto. Este ano prevê-se que o evento mobilize cerca de 400 judocas nacionais e internacionais, entre os quais a seleção nacional de juniores.

A conferência de imprensa contou com a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Cidade, do presidente da Direção-geral (DG) da AAC, Daniel Azenha, do presidente da Secção de Judo (SJ) da AAC, Filipe Rosa, e do Secretário-geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra, Alfredo Lucas.

 

O vereador da autarquia começou por realçar que Coimbra é já uma “referência nos grandes eventos desportivos de Judo”, elogiando o empenho da AAC e dos outros clubes, que contribuem para o crescimento da modalidade. Para Carlos Cidade, a presença dos atletas de Coimbra Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg) e Jorge Fernandes (-73 kg) na comitiva da seleção nacional que irá disputar o Campeonato do Mundo Tóquio 2019 “é o resultado do trabalho desenvolvido”, desejando as maiores felicidades aos atletas.

 

Recorde-se que a CM Coimbra está a apoiar estes atletas para que consigam obter os mínimos que garantam a presença nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, através do Regulamento Municipal Tóquio 2020 (https://www.coimbra.pt/2018/09/autarquia-vai-apoiar-atletas-de-coimbra-que-possam-vir-a-participar-nos-jogos-olimpicos-toquio-2020/).

 

Por fim, Carlos Cidade afirmou que “2019 tem sido, do ponto de vista das competições internacionais, um ano de ouro para a cidade de Coimbra”. Para o vereador do Desporto, a realização deste estágio em pleno mês de agosto combate também a ideia de que a cidade fica deserta nesta altura do ano.

 

Por seu turno, o presidente da DG/AAC destacou o trabalho desenvolvido pela Secção de Judo, que conta atualmente “com mais de 600 praticantes”, sendo um forte motivo de orgulho. “Apesar de não ser o desporto-rei, em Coimbra existem muitos praticantes de judo”, sublinhou.

 

Para Daniel Azenha, a realização do 31.º Estágio Internacional de Judo representa motivo de orgulho, aproveitando ainda para destacar o papel fundamental que a CM Coimbra tem desempenhado, através dos apoios que ajudam ao aumento da prática desportiva. A inclusão desportiva é, para o presidente da DG/AAC, uma das maiores bandeiras da associação. “Todos devem ter o direito á pratica do desporto”, concluiu.

 

Por seu turno, Filipe Rosa destacou que o Estágio Internacional de Judo da Académica é o mais antigo realizado em Portugal, no qual já participaram conceituados técnicos e atletas nacionais e internacionais. “Já passaram por aqui centenas de atletas que hoje são campeões do mundo e olímpicos”, salientou. O presidente da SJ/AAC destacou que nesta edição participam “técnicos de elevado prestígio internacional”, como Ugo Legrand, Nuno Delgado, João Neto e Rui Vieira.

Já Alfredo Lucas realçou a importância deste estágio, a sua grande qualidade e os apoios fundamentais da autarquia na sua realização.

Paralelamente a esta grande festa do Judo, irá decorrer um treino para os judocas mais novos, um projeto iniciado há alguns anos e que tem contribuído para a melhoria do judo de formação. Estão também previstas atividades culturais e sociais, que irão possibilitar que todos os treinadores e atletas nacionais e internacionais conheçam o que de melhor tem a cidade de Coimbra para oferecer.

Consulte aqui todas as informações sobre o 31º Estágio Internacional da Académica – 2019 (https://www.judoaac.com/tc/).

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)