19 Agosto 2019

Mostra de Estátuas Vivas terá dois dias em 2020

Mostra de Estátuas Vivas terá dois dias em 2020

O sucesso da III Mostra de Estátuas Vivas em Coimbra, que levou milhares de pessoas à Baixa de Coimbra no passado dia 10 de agosto, e “por sugestão de muitos e muitos frequentadores” leva a que a edição de 2020 tenha a duração de dois dias, sábado e domingo, anunciou hoje a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, na reunião do executivo camarário que está em curso.

Foram milhares as pessoas que visitaram a Baixa da cidade no dia 10 de agosto para verem a maior edição de sempre da Mostra de Estátuas Vivas em Coimbra. “Foi uma ótima recompensa ver milhares de pessoas de mapa na mão a redescobrir o coração da nossa cidade através da cultura e, em particular, deste tipo de arte urbana”, salientou a vereadora Carina Gomes, assumindo que é um evento para continuar e que na próxima edição terá a duração de dois dias e o percurso será aumentado.

 

A III Mostra de Estátuas Vivas em Coimbra juntou 50 artistas urbanos, espalhados por 42 locais da Baixa da cidade, que fizeram desta a maior edição em Coimbra desta manifestação de imobilidade expressiva.

 

Os vários artistas urbanos recriaram personagens da cultura e da história nacionais, como D. Fernando e D. Leonor, Luís de Camões, Miguel Torga, Marquês de Pombal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I, a Rainha Santa Isabel e Carlos Seixas. Mas pelo coração da cidade estiveram também várias outras personagens da tradição popular e do imaginário coletivo, como a Tricana, a Pipi das Meias Altas, o Minotauro, um Guerreiro Árabe e um Soldado Romano, uma Gárgula e até uma representação da famosa série de televisão “Guerra dos Tronos”, baseada na obra de George R. R. Martin, entre muitas outras novidades, que pode ver na galeria de fotografias.

 

Com direção artística de António Santos, pioneiro da “arte da quietude” e recordista mundial, os artistas proporcionaram um ambiente mágico que encantou os milhares de visitantes, seja pelo impacto visual que suscitaram, seja pela atrativa caraterização e indumentária das personagens que representaram.

 

O público circulou livremente, mas foram muitos os que seguiram a sugestão da Câmara Municipal e fizeram o circuito orientado pelo coração da cidade que passou por todas as ruas, praças e largos que receberam as Estátuas Vivas.

 

Esta iniciativa evidencia a importância dada pela Câmara Municipal de Coimbra à pluralidade de expressões artísticas, assumindo-se como mais um exemplo da abrangência e inovação da política cultural seguida nos últimos anos.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×