16 Agosto 2019

Multiculturalismo e património de Coimbra apresentados no II Fórum Internacional de Cidades Antigas que decorre na Rússia

Multiculturalismo e património de Coimbra apresentados no II Fórum Internacional de Cidades Antigas que decorre na Rússia

O II Fórum Internacional de Cidades Antigas, sob a égide da UNESCO, está a decorrer na cidade de Riazan, na Rússia, até ao próximo dia 18 de agosto. O Município de Coimbra está presente, a convite do Embaixador da Federação da Rússia em Portugal, Mikhail L. Kamynin, com uma comitiva de cinco pessoas liderada pelo vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, que na sessão oficial do Fórum, que decorreu ontem na sede do Governo da Região de Riazan, salientou o multiculturalismo e o património material e histórico de Coimbra, classificado como Património Mundial da UNESCO, mas também as tradições estudantis, o Fado e a Canção de Coimbra.

O Município de Coimbra está a participar no II Fórum Internacional de Cidades Antigas. Na sua intervenção na sessão oficial do Fórum o vereador Carlos Cidade destacou também a realização, no ano passado, dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra, e as inúmeras atividades desportivas que o Estádio Universitário e o Rio Mondego permitem praticar. “Coimbra permite a todos os que a visitam uma convergência entre o passado e a tradição, a modernidade e o ecletismo cultural e desportivo”, concluiu.

 

O vereador salientou ainda o crescente turismo em Coimbra, que “tem sido um dos grandes motores económicos da cidade”, destacando que a abertura ao público do Convento São Francisco, “que é uma incrível obra de arquitetura que reabilitou uma antiga igreja e um convento num centro de cultura que alberga teatro, pintura, música, fotografia e congressos de saúde, negócios, turismo, em múltiplas salas e num imponente auditório de cerca de 1300 lugares”, tem atraído a realização de muitos congressos.

 

Para além de Carlos Cidade, a delegação do Município de Coimbra é composta por mais quatro elementos, entre os quais Isabel Craveiro, diretora do Teatrão, que partilhou nas sessões temáticas a experiência da “Sofia Street”, e Carlos Antunes, responsável pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, que apresentou a Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, para além de dois funcionários da autarquia, António Carvalho e Berta Duarte, que participou fazendo uma resenha histórica de Coimbra.

 

O II Fórum Internacional de Cidades Antigas foi concebido para consolidar a comunidade mundial em torno da ideia de preservar e desenvolver a cultura e as tradições das cidades com mais de 500 anos de existência, oferecendo a oportunidade para estudar a experiência de outras cidades mundiais no aperfeiçoamento do ambiente urbano e no desenvolvimento do turismo.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×