O formulário de candidatura está disponível nos sítios web da CM Coimbra, do DC e da UC. Os trabalhos originais devem dar entrada nos serviços de atendimento da autarquia, presencialmente, por correio registado e com aviso de receção, ou para o e-mail dct.premios@cm-coimbra.pt, com a indicação, no assunto, de “Prémios de Jornalismo Adriano Lucas”, até 31 de outubro. Cada candidato só poderá apresentar um trabalho a concurso, sendo que só são admitidos trabalhos escritos em Língua Portuguesa, não publicados e assinados com um pseudónimo desconhecido e utilizado pela primeira vez, com o anonimato dos concorrentes a ser mantido perante o júri. Na apresentação dos trabalhos é privilegiado o género reportagem, com um máximo de 12000 caracteres, processado a espaço 1,5 e letra tipo Times New Roman, tamanho 12.
O júri do concurso é constituído por cinco elementos, três designados pelas entidades promotoras e duas personalidades convidadas, sendo que a presidência do júri cabe à CM Coimbra. O vencedor do concurso receberá um prémio pecuniário de 3000 euros, que será entregue, em sessão solene, no dia 14 de dezembro, data do nascimento de Adriano Lucas.
O Prémio de Jornalismo Adriano Lucas é dirigido ao público em geral, mas procura também despertar a atenção de jovens que estudem jornalismo, que se encontrem em início de carreira ou jornalistas que estejam plenamente integrados na profissão. O concurso visa, assim, promover o aparecimento de novos talentos na área do jornalismo e estimular a realização de trabalhos que divulguem Coimbra e a região das Beiras.
Estas e outras informações sobre o concurso podem ser consultadas no regulamento, disponível em www.cm-coimbra.pt. Os pedidos de informação devem ser dirigidos a: Câmara Municipal de Coimbra| Divisão de Cultura e Turismo – Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro, 300-329 Coimbra. O contacto telefónico é o 239 702 496.