28 Setembro 2019

Câmara vai plantar mais de 2600 árvores até ao final de 2020

Câmara vai plantar mais de 2600 árvores até ao final de 2020

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, anunciou ontem que está em processo de aprovação o Plano de Arborização para 2019/2020, onde se prevê a plantação de mais de 2600 árvores no próximo ano e meio.

Na sessão de ontem da Assembleia Municipal de Coimbra, Manuel Machado anunciou que está em fase final de aprovação um plano de arborização que visa definir uma estratégia, os critérios de seleção das espécies e a planificação para a plantação de árvores em Coimbra, a curto e a médio prazo. O objetivo passa por aumentar, significativamente, o número de árvores a plantar no concelho e com esta ação ajudar também a combater os efeitos das alterações climáticas.

 

O presidente da autarquia anunciou que está prevista a plantação de, pelo menos, 2630 árvores até ao final de 2020, sendo mais de 350 diretamente plantadas pela Divisão de Espaços Verdes e Jardins da CM Coimbra; outras 630 novas árvores estão previstas em empreitadas de requalificação do espaço público já em curso ou em fase de projeto; e 1650 árvores serão plantadas em alvéolos florestais, uma ação coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. Prevista está também a substituição de algumas árvores, à medida que se detete qualquer problema de estabilidade ou risco para os utentes da via pública.

 

Manuel Machado alertou ainda para o perigo de iniciativas de plantação de árvores no espaço público sem coordenação e autorização da Câmara Municipal, o que pode constituir um perigo futuro na via pública. O edil recomendou que, a existir essa vontade, as ações devem ser articuladas com a autarquia, para que a iniciativa seja “acompanhada tecnicamente por quem sabe”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×