A magia está de volta às ruas de Coimbra, já a partir de terça-feira, com a abertura oficial dos Encontros Mágicos 2019 agendada para as 11h00, nos Paços do Município de Coimbra.
Trata-se de “um dos eventos de maior dimensão, visibilidade e impacto internacional” que acontece na cidade, salientou Carina Gomes na sua intervenção, realçando a relevância deste evento para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia de Cultura 2027. “Não existe nenhum festival que consiga ter esta dimensão, esta história, este impacto”, concordou Luís de Matos, adiantando que nos Encontros Mágicos acontece “o que de melhor se faz no Mundo”. “É uma alegria saber que durante esta semana (…) se fala de Coimbra por um assunto altamente diferenciador”, acrescentou.
Os espetáculos vão decorrer, como é habitual, em ruas e praças do centro da cidade, mas também em espaços ao ar livre de cinco freguesias e uniões de freguesias do concelho. “Este ano vamos até ao Mercado das Almas de Freire, em Santa Clara; à Rua da Escola, em Antuzede; ao Largo 5 de Outubro, em Trouxemil; ao Largo do Freixo, em São João do Campo; e ao Largo Padre Estrela Ferraz, em Santo António dos Olivais”, salientou a vereadora da Cultura, deixando ainda uma novidade desta edição: a passagem do festival pelo Terreiro da Erva.
“Desde que concluímos a reabilitação física deste espaço temos tentado dar-lhe a dignidade e a visibilidade que merece”, argumentou Carina Gomes, deixando claro que a aposta do executivo municipal passa por levar eventos de relevo para o Terreiro da Erva.
Os Encontros Mágicos 2019 vão contar, então, com 20 artistas de 10 países e mantêm todas as componentes que o caraterizam e que são já, como referiu Carina Gomes, “uma marca deste festival”. A Magia da Rua, que acontece, todos os dias, mais do que uma vez, nas praças, jardins e ruas da cidade; a Magia Solidária, que passa pelo Hospital Pediátrico, Estabelecimento Prisional e Instituto Português de Oncologia de Coimbra, indo ao encontro de pessoas que, de outra forma, não teriam acesso a esses espetáculos; a Magia na Região, que permite levar os espetáculos às zonas periféricas do concelho; e a Escola de Magia, que o ano passado foi dirigida também, pela primeira vez, a crianças com necessidades especiais e que, este ano, mantém essa componente, com aula marcada para as 10h00 do dia 18 de setembro. As restantes aulas, para todas as crianças, decorrem de 17 a 21 de setembro, em diferentes horários, na Casa Municipal da Cultura.
Esta edição dos Encontros Mágicos mantém também o espetáculo “Magia na Escuridão”, realizado pelo mágico colombiano Juan Esteban Varela e dirigido a invisuais ou a quem queira experimentar a experiência de olhos vendados. Um espetáculo “insólito e inovador”, como o caracterizou Luís de Matos, que volta a estar incluído na programação deste ano, pelo sucesso que teve nas edições passadas. “O caso deste ano é muito interessante, porque já estão marcadas visitas de comunidades de invisuais que vêm de Braga, Aveiro, Ansião, e um pouco de todo o país”, informou o mágico. O espetáculo realiza-se nos dias 17, 19 e 20 de setembro, às 18h00, no dia 18 de setembro, às 16h00 e às 18h00, e no dia 21 de setembro, às 16h00 e às 18h30, na Black Box do Convento de São Francisco.
Os Encontros Mágicos de Coimbra voltam, ainda, a ter um pré-programa na Figueira da Foz, já no próximo sábado e no domingo. Também se repete a união dos Encontros Fotográficos aos Encontros Mágicos, o que traz a Coimbra mais de uma centena de fotógrafos de todo o país, no sábado, dia 21 de setembro, com o intuito de fotografarem os espetáculos que decorrem, a partir das 10h00, um pouco por toda a cidade.
As duas Grandes Galas Internacionais dos Encontros, nas noites dos dias 20 e 21, terão lugar, à semelhança do que sucedeu o ano passado, no Convento São Francisco, pelas 21h30. Os bilhetes para as galas internacionais, os únicos espetáculos que não são gratuitos dos Encontros Mágicos, estão à venda na bilheteira do Convento São Francisco, na Ticketline e nas lojas FNAC. As Galas Internacionais vão contar, à semelhança dos anos anteriores, com um painel de artistas de excelência, no qual se incluem o norte americano Dan Sperry – o Marilyn Manson da magia, como Luís de Matos o apresentou – e um duo de artistas especial e muito requisitado deste que foi premiado mundialmente em 1988, intitulado Vik & Fabrini. Ora, esta edição do festival tem ainda mais uma novidade, é que Fabrini é também um notável artista plástico e pintor ilustrador e vai ter uma exposição com 15 dos seus trabalhos patente no foyer do Convento São Francisco durante toda esta edição dos Encontros Mágicos.
O programa e toda a informação sobre os Encontros Mágicos 2019 pode ser consultada na página do evento. Luís de Matos apelou a todos os presentes para divulgarem este site, bem como a página do Facebook e do Instagram do evento e o hastag #encontrosmagicos.