19 Setembro 2019

Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra de 18 a 27 de outubro

Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra de 18 a 27 de outubro

A 17ª edição do Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, coorganizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e pelo Jazz ao Centro Clube (JACC), foi hoje apresentada. Entre 18 e 27 de outubro haverá concertos no Convento São Francisco (CSF) e noutros espaços culturais da cidade, com a participação de várias figuras de renome mundial do jazz. Na conferência de imprensa participaram a vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, o presidente do JACC, José Miguel Pereira, e o representante da entidade patrocinadora do evento, Carlos Dias.

Os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra estão de volta. Na conferência de imprensa de apresentação do festival, que decorreu esta manhã no Convento São Francisco, Carina Gomes salientou as caraterísticas únicas de um festival de “sucesso” que está cada vez mais descentralizado pela cidade, fruto “de um trabalho conjunto dos diversos parceiros”.

 

A vereadora da Cultura da CM Coimbra referiu ainda a realização, em conjunto com o JACC, dos Sons da Cidade, do projeto Dar e Ouvir, da promoção de jovens talentos, através do Cena Jovem Jazz.pt, e o apoio financeiro municipal para atividade permanente.

 

O Convento São Francisco vai acolher no primeiro fim de semana do festival dois concertos – o de Alberto Conde, no sábado (18), num tributo ao pianista português Bernardo Sassetti (falecido em 2012); e o de Steve Coleman, no domingo (19), uma figura fundamental na história do jazz”, realçou o diretor artístico.

 

Salão Brasil, Teatro Académico Gil Vicente, Centro Norton de Matos, Colégio da Graça, Casa das Artes Bissaya Barreto, Casa da Mutualidade, Centro de Artes Visuais e Coola Boola, Rádio Universidade de Coimbra e Museu Nacional Machado de Castro, são alguns dos locais onde poderá escutar Fred Frith, Joe McPhee, Michael Moore, Wilbert De Joode, Carlos “Zíngaro”, Rodrigo Amado, Susana Santos Silva e Gabriel Ferrandini.

 

Os dois últimos fins de semana não esgotam, porém, a energia do Festival, que conta com um prelúdio a 10 de outubro e réplicas nos dois meses seguintes, a 14 de novembro e 12 de dezembro. Estes três concertos assinalam a aposta do Município de Coimbra na Cena Jovem Jazz.pt, um projeto de apoio à criação, promoção e divulgação do património musical contemporâneo português, feito por jovens músicos/compositores.

 

Por seu turno, José Miguel Pereira agradeceu o apoio fundamental da autarquia, pelo facto de o JACC não ter obtido, nos últimos dois anos, qualquer apoio da DGARTES. “Um esforço (…) que permite ter um programa mais rico (…), o maior dos últimos anos.”, sublinhou.

 

O Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra nasceu em 2003 e os primeiros concertos realizados antecedem mesmo a criação do Jazz ao Centro Clube. Adotando modelos variáveis, o Festival estabilizou no formato atual em 2016, concentrando-se na segunda quinzena de outubro. Transformações à parte, manteve-se sempre uma coorganização da CM de Coimbra e do JACC.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×