Decorreu esta manhã a cerimónia oficial de lançamento da obra de construção do novo equipamento social da ASCSB, na qual estiveram presentes os vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Jorge Alves, para além do presidente da União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, da presidente da Direção da ASCSB, Cecília Machado, e de várias dezenas de populares.
“Chegámos ao momento em que começamos a ver obra”, salientou Carlos Cidade, recordando o longo processo que levou a este momento, saudando o esforço feito pelos que conceberam a ideia, os que fundaram a associação e todos aqueles que pertencem ou pertenceram aos corpos sociais. “O Município de Coimbra continuará a investir nos apoios sociais e não fazemos mais do que a nossa obrigação”, destacou o também vice-presidente da autarquia.
Por seu turno, o vereador da Ação Social, Jorge Alves, salientou a criação de regras “transparentes e claras para apoiar as associações”, através do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social, o que permitiu que esta e outras associações apresentassem candidaturas para a construção deste tipo de infraestruturas por toda a cidade. Jorge Alves salientou ainda que o estatuto de IPSS atribuído à ASCSB foi muito importante e que logo no ano seguinte (2017) a CM Coimbra deliberou o apoio a este projeto.
A 5 de fevereiro de 2017, a CM Coimbra aprovou a constituição de um direito de superfície a favor da ASCSB, tendo em vista a construção deste equipamento social, tendo sido atribuído o valor de 106.263,17 euros. Depois, a 28 de agosto do mesmo ano, o executivo municipal aprovou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 52.697,84 euros à instituição para as obras de edificação deste equipamento de apoio a idosos, perfazendo assim um apoio global de cerca de 159 mil euros.
Apoio esse que a presidente da ASCSB, Cecília Machado, agradeceu. “Conseguimos dar início à obra, que muitos pensaram um dia que nunca passaria de um sonho”, porque “acreditar é possível, acreditar que é possível é motivo suficiente para não desistir”, frisou.
Por fim, Jorge Veloso destacou que este equipamento social “vem colmatar uma necessidade premente que existe nesta zona da freguesia”, contribuindo para a melhoria “da qualidade de vida para todos os idosos”.
Este equipamento vai permitir que a ASCSB desenvolva três respostas sociais importantes. O centro de dia vai ter capacidade para 25 pessoas e a estrutura residencial para idosos para sete pessoas, enquanto o serviço de apoio domiciliário pode chegar a 40 pessoas.
A ASCSB tem como principal objetivo contribuir para o bem-estar dos idosos e das suas famílias, de forma a que possam usufruir de uma vida plena, digna e integrada na sociedade. Com a construção do equipamento, e consequente aumento do número de vagas nas respostas sociais, a ASCSB propõe-se a prevenir o isolamento, a exclusão e a dependência da população idosa; a satisfazer as necessidades básicas e atividades da vida diária, melhorando a qualidade de vida da população residente no concelho de Coimbra.