26 Setembro 2019

Obras para lar e centro de dia da Associação de S. Bento já arrancaram

Obras para lar e centro de dia da Associação de S. Bento já arrancaram

As obras de construção do novo edifício da Associação Sócio Cultural de S. Bento (ASCSB), que permitirá uma nova resposta nas vertentes de centro de dia, serviço de apoio domiciliário e estrutura residencial para pessoas idosas na União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, já arrancaram. Este investimento é apoiado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra num valor global de cerca de 159 mil euros.

Decorreu esta manhã a cerimónia oficial de lançamento da obra de construção do novo equipamento social da ASCSB, na qual estiveram presentes os vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Jorge Alves, para além do presidente da União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, da presidente da Direção da ASCSB, Cecília Machado, e de várias dezenas de populares.

 

“Chegámos ao momento em que começamos a ver obra”, salientou Carlos Cidade, recordando o longo processo que levou a este momento, saudando o esforço feito pelos que conceberam a ideia, os que fundaram a associação e todos aqueles que pertencem ou pertenceram aos corpos sociais. “O Município de Coimbra continuará a investir nos apoios sociais e não fazemos mais do que a nossa obrigação”, destacou o também vice-presidente da autarquia.

 

Por seu turno, o vereador da Ação Social, Jorge Alves, salientou a criação de regras “transparentes e claras para apoiar as associações”, através do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social, o que permitiu que esta e outras associações apresentassem candidaturas para a construção deste tipo de infraestruturas por toda a cidade. Jorge Alves salientou ainda que o estatuto de IPSS atribuído à ASCSB foi muito importante e que logo no ano seguinte (2017) a CM Coimbra deliberou o apoio a este projeto.

 

A 5 de fevereiro de 2017, a CM Coimbra aprovou a constituição de um direito de superfície a favor da ASCSB, tendo em vista a construção deste equipamento social, tendo sido atribuído o valor de 106.263,17 euros. Depois, a 28 de agosto do mesmo ano, o executivo municipal aprovou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 52.697,84 euros à instituição para as obras de edificação deste equipamento de apoio a idosos, perfazendo assim um apoio global de cerca de 159 mil euros.

 

Apoio esse que a presidente da ASCSB, Cecília Machado, agradeceu. “Conseguimos dar início à obra, que muitos pensaram um dia que nunca passaria de um sonho”, porque “acreditar é possível, acreditar que é possível é motivo suficiente para não desistir”, frisou.

 

Por fim, Jorge Veloso destacou que este equipamento social “vem colmatar uma necessidade premente que existe nesta zona da freguesia”, contribuindo para a melhoria “da qualidade de vida para todos os idosos”.

 

Este equipamento vai permitir que a ASCSB desenvolva três respostas sociais importantes. O centro de dia vai ter capacidade para 25 pessoas e a estrutura residencial para idosos para sete pessoas, enquanto o serviço de apoio domiciliário pode chegar a 40 pessoas.

 

A ASCSB tem como principal objetivo contribuir para o bem-estar dos idosos e das suas famílias, de forma a que possam usufruir de uma vida plena, digna e integrada na sociedade. Com a construção do equipamento, e consequente aumento do número de vagas nas respostas sociais, a ASCSB propõe-se a prevenir o isolamento, a exclusão e a dependência da população idosa; a satisfazer as necessidades básicas e atividades da vida   diária, melhorando a qualidade de vida da população residente no concelho de Coimbra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×