11 Novembro 2019

CM Coimbra abre concursos para exploração do café, bar e livraria do Convento São Francisco

CM Coimbra abre concursos para exploração do café, bar e livraria do Convento São Francisco

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião que está em curso, a abertura de dois concursos públicos para a atribuição do direito de exploração de diferentes espaços do Convento São Francisco: um para café e bar e outro para livraria. O objetivo da autarquia passa por aumentar a atratividade deste equipamento municipal de excelência, que reabriu ao público como centro cultural e de congressos em abril de 2016.

A CM Coimbra pretende aumentar a atratividade e as valências do Convento São Francisco através da dinamização de dois espaços de restauração (café concerto e bar do foyer) para todo o público, independentemente de estar ligado ou não a atividades promovidas neste equipamento municipal. A base de licitação do concurso é de um valor mensal de 1000 euros (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e o prazo a contratar é de cinco anos, renovável automaticamente por períodos de um ano até ao limite de cinco renovações.

 

Para o café é pretendido um registo de dinâmica artística e cultural compatível com um ambiente tranquilo e que, para além do serviço de cafetaria e pastelaria, forneça refeições ligeiras de confeção pouco complexa, como saladas, sopas, hambúrgueres, tostas e outros snacks. O horário de funcionamento será de segunda-feira a domingo, sem período de encerramento semanal, das 10h00 às 24h00. Já o bar do foyer deverá dispor de um serviço de bebidas complementar ao café, para dar apoio aos eventos, pelo que terá um horário adequado à programação e encerrará 30 minutos após o seu fim.

 

A CM Coimbra pretende ainda dotar o Convento São Francisco com um serviço de livraria de excelência, que disponha de um catálogo de publicações nacionais e internacionais, especializada nas temáticas ligadas à arte moderna e contemporânea, arquitetura, cinema, artes performativas, literatura, design, ilustração e turismo cultural. A base de licitação do concurso é de um valor mensal de 100 euros (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e o prazo a contratar é de três anos, renovável automaticamente por períodos de um ano até ao limite de duas renovações. O futuro concessionário deverá assegurar o funcionamento da livraria todos os dias da semana, no horário normal de funcionamento ao público e quando ocorram atividades no Convento São Francisco, estando previsto o encerramento semanal à segunda ou terça-feira.

 

Estes procedimentos surgem na sequência da aprovação pela Assembleia Municipal, por proposta da CM Coimbra, da abertura do procedimento com vista à atribuição do direito de exploração para estes espaços, ao abrigo da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que aprovou o regime jurídico das autarquias locais.

 

Recorde-se que a primeira pedra do Convento São Francisco terá sido lançada em 1602, com projeto, provavelmente, da autoria do arquiteto Vicenzo Cazale. Ao longo dos séculos, para além de convento, serviu também de hospital e quartel, e acolheu uma importante unidade fabril têxtil. Adquirido em 1986 pela CM Coimbra, o edifício foi recuperado e a partir de abril de 2016 assumiu a sua nova vocação de centro cultural e de congressos.

 

Esta intervenção municipal dotou o Convento São Francisco de um auditório, único no país, e de várias salas polivalentes. Um espaço com características únicas no contexto nacional que contribui para o enriquecimento e notoriedade cultural de Coimbra. O equipamento municipal é também um agente de desenvolvimento económico do território, impulsionando diversos setores estratégicos, designadamente o turismo.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×