11 Novembro 2019

Praça do Comércio vai ser revitalizada com investimento de meio milhão de euros

Praça do Comércio vai ser revitalizada com investimento de meio milhão de euros

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião que está em curso, uma proposta de adjudicação do júri do concurso público da empreitada de valorização e revitalização da Praça do Comércio à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda. A obra, que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e representa um investimento de 557.878 euros (IVA incluído), visa reabilitar um espaço urbano de grande importância estratégica no enquadramento histórico e turístico da Baixa da cidade, criando mais esplanadas, controlando o acesso automóvel e melhorando o conforto e a segurança do espaço.

A CM Coimbra quer revitalizar e requalificar a Praça do Comércio, uma das mais belas e icónicas da cidade. Para isso vai avançar com um investimento superior a meio milhão de euros que visa a reparação e correção funcional do espaço central da Praça, tendo por base a manutenção dos elementos existentes. A estratégia passa pela criação de esplanadas em torno da igreja de S. Bartolomeu; pelo controlo do estacionamento automóvel através da introdução de pilaretes fixos e semiautomáticos, reduzindo assim a presença de estacionamento permanente no espaço central da Praça; e pelo embelezamento do local, estando prevista a plantação de cinco árvores ornamentais de pequeno porte, mais especificamente magnólias.

 

A empreitada prevê, ainda, a substituição ou reaplicação das zonas de lajeado que se encontram danificadas; a reparação do dreno que contorna o perímetro da Praça; a substituição do material atual, calcário cinza, por lajetas de granito e o alargamento dos corredores transversais ao atravessamento da Praça; a revisão do sistema de recolha de lixos domésticos; a reparação das luminárias suspensas e a sua adaptação ao sistema de iluminação LED; e a modernização de alguns troços da rede de drenagem através da criação de um sistema de condutas separativas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×