13 Dezembro 2019

Presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra volta a encantar visitantes

Presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra volta a encantar visitantes

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, inaugurou, esta manhã, o tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores (CMBS) de Coimbra, instalado na Casa Municipal da Proteção Civil, sita na Avenida Mendes Silva, mantendo uma tradição iniciada há mais de 90 anos. O Bispo da Diocese de Coimbra, Virgílio Antunes, o vereador da CM Coimbra, Carlos Cidade, o comandante da CMBS, Paulo Palrilha, e cerca de seis dezenas de alunos da EB1 Quinta das Flores também participaram na abertura ao público da edição de 2019 do presépio.

O presidente da CM Coimbra recordou a história deste presépio que se iniciou há cerca de 90 anos e elogiou o trabalho desenvolvido pelos bombeiros. Manuel Machado destacou a importância deste momento para a sensibilização das crianças para a atividade dos bombeiros e para incutir nos jovens um espírito solidário.

 

Este projeto iniciou-se ainda nas antigas instalações, na Avenida Sá da Bandeira e, em 2004, foi transposto para o atual Quartel dos Bombeiros Sapadores/Casa Municipal da Proteção Civil.

 

O presépio contém cerca de 150 figuras de barro pintado, com um terço destas a representar animais, numa área de 60 m2. No espaço exterior, podemos encontrar um estábulo com póneis. Toda a dinâmica do presépio é movida por um motor principal e complementada por inúmeras luzes. Ao longo dos anos, foram sendo construídos vários engenhos, por iniciativa e entusiasmo dos bombeiros da CBSC. Entre eles, a abertura da porta do castelo, o lagar do azeite, a oficina do ferreiro, a serração, a cegonha ou picota, a fonte, o lago, a nora, os moinhos movidos a água e a vento, além da gruta onde nasceu o “Menino Jesus”.

 

Na construção do presépio tem sido dada prioridade à reciclagem, através da utilização de múltiplos materiais originalmente construídos com outros propósitos. Entre eles, a roda de um carro de mão, o volante e a bomba de água de uma máquina de lavar roupa, correntes de mota, carretos e pedaleiras de bicicleta, entre muitas outras peças. Na maior parte dos engenhos, apenas é feita a sua recuperação e manutenção. Alguns deles têm dezenas de anos e sobreviveram ao tempo de vida dos seus autores.

 

A realização do presépio tem a participação de todos os pelotões da CMBS, cabendo, a cada um, trabalho específico (iluminação, presépio, estábulo e exposição). Trata-se de um trabalho de equipa cuja execução demora mais de um mês.

 

Este ano o presépio tem como anexo uma exposição temática dedicada aos incêndios (urbanos e florestais) e à atividade contra as vespas velutinas e pode ser visitado até ao próximo dia 6 de janeiro de 2020.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×