27 Janeiro 2020

Câmara e Governo criam centro de arte contemporânea em Coimbra para acolher coleção do BPN

Câmara e Governo criam centro de arte contemporânea em Coimbra para acolher coleção do BPN

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou que o Estado vai comprar a coleção de 196 obras do BPN, que são fundamentalmente de artistas portugueses, de várias épocas e gerações, desde Amadeo de Souza-Cardoso, Vieira da Silva, Paula Rego, Mário Cesariny entre outros, e instalá-la num novo centro de arte contemporânea portuguesa em Coimbra, que será criado em articulação com a Câmara Municipal. Numa primeira fase, a colecção ficará instalada na Rua Ferreira Borges, num edifício contíguo ao Arco de Almedina, para depois ser instalada no antigo edifício da Manutenção Militar, que irá sofrer profundas obras de remodelação.

As obras de arte da Coleção BPN vão ser integradas na Coleção do Estado e serão apresentadas na terça-feira, numa cerimónia no Forte de Sacavém, em Loures, que contará com a intervenção do ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, e da ministra da Cultura, Graça Fonseca. Presente estará também a vereadora da Cultura da Câmara Municipa de Coimbra, Carina Gomes.

 

A Coleção BPN é composta por perto de 200 obras de arte reunidas pelo ex-Banco Português de Negócios (BPN). O destino das obras aguardava decisão do Governo desde a nacionalização daquela instituição bancária, em 2008.

 

No acervo do ex-BPN – de onde saiu a Coleção Miró, que estava para ser vendida no estrangeiro, mas acabou por ficar em Portugal – estão obras de artistas consagrados como Paula Rego, Amadeo de Souza-Cardoso, Mário Cesariny, Rui Chafes, Eduardo Batarda e António Dacosta.

 

João Pedro Vale, Pedro Calapez, Carlos Calvet, Vasco Araújo, Joaquim Rodrigo, Ana Vidigal, Eduardo Nery, João Penalva, Fernando Calhau, João Vieira, Nadir Afonso, Eduardo Batarda, António Sena, José Pedro Croft, Nikias Skapinakis, João Penalva, Pedro Casqueiro, Jorge Martins e Carlos Calvet também estão representados neste acervo.

 

LUSA / CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×