17 Janeiro 2020

Câmara reforça serviço de transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida

Câmara reforça serviço de transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou hoje, na Praça da República, 10 veículos que foram adquiridos para reforçar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), num investimento superior a meio milhão de euros. Uma das viaturas é nova e adaptada para Serviço de Transporte Especial de passageiros com mobilidade reduzida, do modelo Boxer da Peugeot, que representa um investimento de superior a 50 mil euros.

Dos 10 veículos hoje apresentados, uma das viaturas é nova e adaptada para Serviço de Transporte Especial de passageiros com mobilidade reduzida, do modelo Boxer da Peugeot, e representa um investimento de 56.067,09 euros. Este Serviço de Transporte Especial é destinado a pessoas com mobilidade reduzida que não possam fazer uso das carreiras regulares de transporte público, nomeadamente as que utilizam cadeira de rodas, funcionando em sistema de porta-a-porta.

 

Este serviço funciona mediante reserva programada, aos dias úteis e aos sábados, entre as 07h00 e as 20h30, exclusivamente na área do concelho de Coimbra. Agora, ficam afetas a este serviço seis viaturas de nove lugares, especialmente adaptadas, usadas geralmente em deslocações regulares entre a residência e o emprego, estabelecimentos escolares ou serviços de saúde. De acordo com as normas do serviço beneficiam de transporte gratuito os utilizadores com idade até aos quatro anos (inclusive), sendo que os restantes, assim como os eventuais acompanhantes, podem aceder a este transporte desde que munidos com título de transporte válido. Neste momento estão registados 50 utilizadores, sendo que 31 se deslocam em cadeira de rodas.

 

De acordo com o Relatório de Gestão e Contas de 2018, ano em que foi alargada significativamente a sua oferta, através da colocação em serviço de mais uma viatura e a possibilidade de reserva de deslocações aos sábados, registaram-se 102.900 km percorridos, apresentando um aumento de 7,9% comparativamente com 2017, tendo sido transportados 6700 passageiros, o que representa um aumento de 7,9% relativamente a 2017.

 

Informação adicional pode ser obtida nas instalações dos SMTUC, sitas na Av. de Conimbriga, Guarda Inglesa, ou através do telefone 239 801 100.

 

Nos últimos seis anos a CM Coimbra tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, a qual se traduziu num reforço de 52 viaturas, sendo 36 autocarros, 14 miniautocarros e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×