A Praceta Mota Pinto vai ser requalificada, o que resultará num melhoramento das acessibilidades ao Polo III da UC e ao Hospital, bem como entre Celas e a circular, sendo que a solução que foi aprovada na reunião de hoje do executivo municipal foi articulada entre a autarquia e a reitoria da UC.
A requalificação passa por definir novos e estruturantes percursos pedonais, já a contar com o futuro percurso do Metrobus naquela zona, bem como as suas paragens. O antigo posto de abastecimento de combustível vai dar lugar a um novo remate na Alameda Central do Polo III, que será mais verde, funcional e acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Para isso, a proposta prevê o rebaixamento das cotas altimétricas junto ao edifício IBILI e à moradia, que permanecerá por tempo indeterminado, “sendo, contudo, desejável a sua demolição”, pode ler-se na informação que foi aprovada pelo executivo municipal.
A proposta de reformulação da Praceta Mota Pinto prevê, também, a divisão do tráfego da entrada do Polo III/Hospital do tráfego que segue para a circular ou para Celas.