10 Fevereiro 2020

CM Coimbra continua expansão e melhoria da rede dos SMTUC, agora para a zona nordeste

CM Coimbra continua expansão e melhoria da rede dos SMTUC, agora para a zona nordeste

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião que está em curso, uma proposta para a expansão e melhoria da rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para a zona nordeste do concelho, com um reforço da oferta nas localidades de Cova do Ouro, Lordemão, Redonda e Serra da Rocha. As novas alterações entram em funcionamento, em regime experimental, no dia 17 de fevereiro. Recorde-se que a CM Coimbra está a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes, que vão desde a expansão da rede, à contratação de motoristas e à aquisição de veículos.

A CM Coimbra continua a expandir e melhorar a rede de transportes públicos dos SMTUC, agora para a zona nordeste do município, que é servida pelas linhas 19, 30 e suas variantes. O objetivo da proposta passa por prolongamentos de linhas, novos percursos e relocalizações de paragens. Pretende-se, pois, aumentar significativamente a oferta de transporte público para algumas localidades, nomeadamente Cova do Ouro, Lordemão (centro), Redonda e Serra da Rocha.

 

Assim, a Linha 19T (Praça da República – Rocha Nova), será prolongada desde esta localidade (Alto da Rocha) até à Cova do Ouro (Largo das Almas), pela Serra da Rocha, numa distância de 1800 metros em cada sentido. Um prolongamento que será efetuado, igualmente, no período noturno, em que funciona a variante 19A, com regresso por S. Paulo de Frades e Eiras. Com o prolongamento desta linha, as localidades de Cova do Ouro e Serra da Rocha passarão a ter esta linha com 25 viagens aos dias úteis, 19 aos sábados e 12 aos domingos e feriados, mantendo-se os horários das linhas 16 e 16G, com paragens localizadas na Cova do Ouro.

 

Já a Linha 30T (Praça da República – Lordemão, via S. Paulo de Frades) vai começar a passar pelo interior de Lordemão (Rua do Progresso) e pela Rua da Lapa, Rua do Depósito e Estrada Principal da Rocha até Vale Velho. Será, ainda, alterado o percurso da Linha 30 (Praça da República – Carapinheira da Serra, via S. Paulo de Frades), com suspensão do trajeto entre Lordemão e a Carapinheira da Serra – que passa a ser servido pela linha 19T – e fusão com a Linha 30R (Praça da República – Redonda, via S. Paulo de Frades), passando o percurso a partir de Lordemão (Vale Velho) a ser o seguinte: Estrada Principal da Rocha, Rua dos Depósitos, Rua da Lapa, Rua do Progresso, Estrada da Redonda e Rua do Cemitério, com regresso da Redonda pelo mesmo percurso, mas no sentido oposto.

 

A proposta passa, ainda, pela criação de oito locais de paragem e relocalização das paragens no Alto da Rocha Nova e no Largo das Almas, na Cova do Ouro e pela uniformização das designações para a linhas, que passam a ser: Linha 19 (Praça da República – S. Paulo de Frades, via Lordemão), Linha 19A (Praça da República – Cova do Ouro, regresso via S. Paulo de Frades), Linha 19R (Praça da República – São Romão, vai Lordemão), Linha 19T (Praça da República – Cova do Ouro, via Lordemão), Linha 30 (Praça da República – Redonda, via S. Paulo de Frades), Linha 30T (Praça da República – Lordemão, via S. Paulo de Frades). As linhas 30A e 30F são versões das linhas 30 e 30T, respetivamente, que funcionam aos fins-de-semana e feriados e têm o seu ponto de horário na Praça da República.

 

No que diz respeito ao reforço da oferta junto à Universidade Vasco da Gama, onde se situam outros serviços como, por exemplo, a Fundação Beatriz Santos, o Instituto Educativo de Lordemão e a ARCA, também se pretende aumentar a oferta existente, de forma a dar resposta às necessidades dos alunos da universidade e aos utilizadores dos demais serviços. Para tal, pretende-se incluir mais um horário em cada uma das linhas que atualmente efetua um desvio de percurso a este local em sete horários, as linhas 27 (Hospitais UC – Bairro do Ingote, via Bairro do Brinca), 28 (Hospitais UC – Bairro do Ingote, via Monte Formoso), e 35 (Hospitais UC – Pedrulha), passando assim a existir 10 horários disponíveis. Os novos horários permitirão garantir um aumento da oferta nas horas de maior procura, nomeadamente ao final da tarde, prolongando a circulação dos transportes públicos neste local para as 20h30. A proposta passa, ainda, pela criação de dois novos pontos de paragem junto à Universidade Vasco da Gama, um em cada sentido. Recordamos, ainda, que a Universidade Vasco da Gama é servida também pelas linhas 19 e 19T, com uma paragem que dista cerca de 400 metros o estabelecimento de ensino e que contam com uma oferta de 34 viagens diárias.

 

Recorde-se que a CM Coimbra está a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes, que vão desde a expansão da rede, à contratação de motoristas e à aquisição de veículos. Nos últimos seis anos a CM Coimbra tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, a qual se traduziu num reforço de 52 viaturas, sendo 36 autocarros, 14 miniautocarros e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros.

 

A 4 de dezembro de 2019 entraram em funcionamento cinco novas linhas que a autarquia preparou para expandir a rede dos SMTUC, que chegaram a várias localidades do concelho, aproveitando o prazo legal de cessação das concessões privadas. Ao todo foram criados mais de 140 horários, que abrangem as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego. Este reforço do serviço municipal de transportes permitiu um aumento significativo da oferta a nível de horários e os habitantes destas zonas passaram a poder usufruir dos passes sociais e tarifários praticados nos SMTUC. Em curso continuam trabalhos para fazer chegar em breve novas linhas a outras localidades do concelho, o que também passou a acontecer a 6 de janeiro em Rio de Galinhas e Monforte, depois de entrar em vigor o prolongamento da Linha n.º 44. Em curso continuam também trabalhos para prolongar o serviço à zona norte do município.

 

Em simultâneo, a CM Coimbra já procedeu à abertura de um concurso público para a aquisição de 14 novos autocarros 100% elétricos para renovação da frota dos SMTUC, com um preço base de 4,7 milhões de euros. Recorde-se ainda que a CM Coimbra adquiriu recentemente 10 novos autocarros 100% elétricos, que foram apresentados no passado dia 20 de junho, pelo que já estão a percorrer as ruas da cidade há cerca de seis meses. Estas viaturas elétricas evitaram a libertação de cerca de 250 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera, depois de cerca de 200 mil quilómetros de estrada e geraram uma economia de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo.

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