21 Fevereiro 2020

Coimbra vai ter mais 11 km de ciclovia na margem esquerda do Rio Mondego

Coimbra vai ter mais 11 km de ciclovia na margem esquerda do Rio Mondego

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, o traçado de cerca de 11 km da Ciclovia do Mondego no concelho. Este percurso tem início no Açude-Ponte, onde se liga aos restantes 15 km de ciclovia que já estão em construção até ao Vale das Flores e à Portela. Já a jusante, a Ciclovia do Mondego segue pela margem esquerda do rio, junto à Estrada do Campo, até ao limite do concelho com Montemor-o-Velho, onde se irá ligar ao restante percurso ciclável até à costa atlântica na Figueira da Foz. Este projeto faz com que Coimbra fique com cerca de 30 km de ciclovias interligadas entre si.

A CM Coimbra tem em curso a empreitada de construção de cerca de 15 km de ciclovia na cidade, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela e Vale das Flores, num investimento global superior a 2,2 milhões de euros. Esta rede viária ligará polos importantes da cidade, como estabelecimentos de ensino, de saúde e zonas comerciais, entre outros serviços. Esta aposta da autarquia pretende potenciar a utilização da bicicleta nas deslocações casa-trabalho e casa-escola, em detrimento da utilização do transporte individual motorizado, com a consequente redução de emissões de gases de estufa, numa ação que está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

 

A esta ciclovia já em execução, a autarquia pretende acrescentar um novo traçado de cerca de 11 km, incluído no projeto da Ciclovia do Mondego, cujo percurso foi aprovado na reunião do executivo municipal que decorreu ontem.

 

A Ciclovia do Mondego tem início no Açude-Ponte, onde se liga aos restantes 15 km de ciclovia em execução, seguindo para jusante pela margem esquerda do rio, junto à Estrada do Campo, até ao limite do concelho com Montemor-o-Velho, onde se irá ligar ao restante percurso ciclável até à costa atlântica na Figueira da Foz, numa extensão total de cerca de 46 km. Este traçado foi definido pela autarquia pois permite captar um maior número de utilizadores, tendo em conta a proximidade de localidades da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, tendo já o parecer técnico favorável da Agência Portuguesa do Ambiente.

 

Neste troço no concelho de Coimbra está prevista a criação de uma plataforma exclusiva para a ciclovia, a qual se desenvolverá entre a plataforma viária existente e a vala de regadio. A ciclovia terá 2,6m de largura a que acrescem 0,30m de berma de cada um dos lados, promovendo uma maior segurança rodoviária.

 

Ao longo deste troço existem ainda algumas situações de atravessamentos de plataformas viárias com algum tráfego, as quais serão alvo de atenção especial e onde serão priorizadas soluções que aumentem a segurança de atravessamento, designadamente a sobrelevação da via automóvel como forma de assegurar a redução da velocidade dos veículos automóveis.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×