24 Março 2020

Reabilitação da “Casa das Talhas” prevê investimento de 1,4M€

Reabilitação da “Casa das Talhas” prevê investimento de 1,4M€

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, a abertura do concurso público da empreitada de reabilitação da “Casa das Talhas”, inserida no âmbito do Programa Reabilitar para Arrendar, pelo preço base de 1.325.000 euros (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 365 dias. O objetivo é dotar a “Casa das Talhas” de habitações no 1.º e 2º andar – mais concretamente três T3 e um T2 com configuração duplex – um estabelecimento de restauração e bebidas no rés-do-chão e uma galeria/espaço museológico na cave e subcave.

A empreitada prevê a reconstrução do edifício da Rua de Fernandes Thomas, n.º 58 a 66, conhecido por “Casa das Talhas”, dotando-o de habitações, estabelecimento de restauração e espaço museológico. A proposta, que vai ser avaliada na reunião do executivo municipal de segunda-feira, passa pela abertura do concurso público por um preço base de 1.325.000 euros (+ IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 365 dias. O critério de apreciação é o da proposta economicamente mais vantajosa.

 

Recordamos que, ao longo de vários anos de estudos, este imóvel já revelou um conjunto de importantes achados arqueológicos. No edifício, construído sobre a muralha da cidade, foi identificada parte da Muralha, uma Torre pré-islâmica e uma quantidade significativa de talhas antigas encastradas num aparelho de alvenaria – 40 na subcave, uma na cave e uma no rés-do-chão – que está na origem da denominação “Casa das Talhas”. Parte da Torre assenta sobre uma estrutura que aponta para a época romana.

 

Este edifício sofreu amplas remodelações ao longo dos séculos, destacando-se os vestígios arquitetónicos quinhentistas, a calçadinha de vidraço aplicada com motivos geométricos e pinturas murais ao nível do rés-do-chão e painéis azulejares do século XVII ao nível do rés-do-chão e 1º andar.

 

A empreitada insere-se no âmbito do programa Reabilitar para Arrendar, que tem como objetivo o financiamento de operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, que após reabilitação deverão destinar-se a arrendamento em regime de renda condicionada.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×