30 Maio 2020

Comunicado – A falsidade das declarações do presidente da Federação Portuguesa de Natação

Comunicado – A falsidade das declarações do presidente da Federação Portuguesa de Natação

As declarações do Sr. presidente da Federação Portuguesa de Natação hoje publicadas na comunicação social não correspondem à verdade dos factos.

No dia 19 de maio de 2020, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, dirigiu um e-mail à Associação de Natação de Coimbra, dando conta de que, no quadro da legislação aplicável no âmbito do estado de calamidade de combate à COVID-19 e do Regulamento Municipal de Utilização do Centro Olímpico de Piscinas Municipais (COPM), foi decidido o seguinte:

 

  1. Autorizada a utilização da piscina de 50 metros do COPM aos seguintes clubes e atletas do concelho de Coimbra: Associação Académica de Coimbra (Gustavo Madureira), Clube Náutico Académico de Coimbra (Lucas Bastos), Clube União 1919 de Coimbra (Diogo Ribeiro, Joana Rodrigues e Martim Machado) e Fundação Beatriz Santos Clube (Dinis Diogo, Gonçalo Gomes e Gustavo Marques), sendo que antes disso já tinha sido autorizada a utilização do COPM pelo atleta Tomás Veloso, do Clube Náutico Académico de Coimbra que elaborou requerimento próprio;
  2. Que os atletas apenas podem ser acompanhados pelo seu treinador, sendo que as condições de acesso, horários, circuitos e pistas únicas a utilizar têm de ser coordenadas com os serviços municipais, como tem acontecido;
  3. A proibição da utilização de qualquer balneário, conforme determina a Resolução do Conselho de Ministros nº 38/2020, de 17 de maio;
  4. Que os clubes não sediados no concelho de Coimbra, nos termos dos Regulamentos Municipais aplicáveis, devem fazer requerimento a solicitar a sua ocupação, fundamentando com base da legislação anti COVID-19 e formalizando o respetivo pedido do espaço, o que até agora nenhum desses clubes fez.

 

Assim, como se pode constatar, é falso que a Câmara Municipal de Coimbra tenha vedado o acesso ao COPM aos nadadores que residem fora do concelho de Coimbra, tendo a Associação de Natação de Coimbra sido disso previamente informada, bem como do procedimento a adotar para requerimento da utilização, conforme as regras e regulamentos municipais em vigor.

Mais: por via de contactos da Câmara Municipal de Aveiro, a Câmara Municipal de Coimbra também demonstrou a sua disponibilidade para acolher atletas dos Galitos e do Sporting de Aveiro, nas mesmas condições dos clubes do distrito mas fora do concelho de Coimbra.

 

Mais se informa que é falso que a Câmara Municipal de Coimbra tenha em vigor qualquer protocolo com a Federação Portuguesa de Natação, pelo que não se pode cumprir com o que não existe.

 

O Sr. presidente da Federação Portuguesa de Natação mais não tem feito do que ter uma postura corrosiva que em nada beneficia a boa imagem da modalidade, dos seus atletas, treinadores e seguidores, não se tendo demonstrado disponível para sequer assinar um protocolo para a criação do Centro de Alto Rendimento.

 

O Sr. presidente da Federação Portuguesa de Natação, com as afirmações falsas que proferiu, não dignifica em nada a modalidade.

 

Mas a Câmara Municipal de Coimbra, em respeito para com todos os atletas, treinadores e dirigentes, continua empenhada em apoiar os atletas a atingir os seus objetivos e a investir no melhoramento constante das piscinas municipais, como são exemplos a renovação dos blocos de largada do COPM, incluindo instalação de novo sistema tecnológico (OMEGA da Swiss TIME LTD, companhia do grupo Swatch LTD), utilizado em provas de natação pura reguladas pela Federação Internacional de Natação.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×