2 Junho 2020

Coimbra acolhe três meios aéreos para combate a incêndios no Aeródromo Municipal

Coimbra acolhe três meios aéreos para combate a incêndios no Aeródromo Municipal

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Tenente-General Mourato Nunes, assinaram, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Município, um protocolo de colaboração entre as duas entidades para que o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto seja novamente base de meios aéreos durante o período de incêndios que se avizinha. Esta infraestrutura aeroportuária vai acolher, em permanência, um helicóptero ligeiro, à semelhança dos anos anteriores, e, pela primeira vez, dois aviões anfíbios médios, que reforçam assim o dispositivo de combate a incêndios na região. Antes da cerimónia a comitiva visitou as instalações da antiga Escola Básica da Pedrulha que no futuro vai acolher o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai voltar a acolher meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2020 (DECIR2020), ao serviço da ANEPC, durante o período de incêndios que se avizinha. Um helicóptero ligeiro, à semelhança dos anos anteriores, e, pela primeira vez, dois aviões anfíbios médios vão ficar posicionados no aeródromo, reforçando o dispositivo de combate a incêndios na região centro, sensivelmente até outubro.

 

Na cerimónia, que decorreu em cumprimento das recomendações das autoridades de saúde para prevenção do contágio pela COVID-19 e que também não foi previamente anunciada para evitar a aglomeração de pessoas, Manuel Machado salientou que este protocolo tem “um objetivo importante para Coimbra, para a região e para o país”. “A infraestrutura aeroportuária que temos, o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, é para ser utilizada em fins de interesse público, objetivo e importante” como é o caso do acolhimento operacional do dispositivo de combate aos fogos da ANEPC, que “é sempre bem-vindo”, sublinha o edil.

 

Na presença do Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares, Manuel Machado deixou também o seu testemunho sobre os “excelentes profissionais” da Proteção Civil que operam na região.

 

Já o Tenente-General Mourato Nunes salientou, desde logo, e aproveitando que Manuel Machado é presidente da CM Coimbra, mas também da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o papel eficaz dos municípios portugueses no âmbito da Proteção Civil. “A assinatura deste protocolo é um gosto, mas também um sinal de eficácia”, destacou.

 

O protocolo de colaboração hoje assinado no Salão Nobre, e aprovado na reunião da Câmara de 28 de abril, estabelece a cooperação na área da Proteção Civil entre o Município de Coimbra e a ANEPC e vigora pelo prazo de um ano. No âmbito desta cooperação a autarquia assume os encargos, sob a forma de isenção de taxas, no montante de 230.730,09 euros, bem como todo o apoio necessário às operações de concretização do DECIR2020.

 

O protocolo foi assinado depois de uma visita da comitiva às antigas instalações da Escola Básica da Pedrulha, que vai acolher o CDOS de Coimbra. Uma localização que, para Manuel Machado, tem um “interesse acrescido” e estratégico por ser um contributo para as pessoas que habitam e têm atividades económicas naquela zona da cidade. O presidente da CM Coimbra assegurou que esta foi a solução encontrada para ajudar a garantir uma melhor e adequada operacionalidade do comando de operações de socorro. “A palavra está dada”, faltando agora formalizar os atos e “entregar as chaves em altura que for considerada oportuna”, disse Manuel Machado, disponibilizando desde já, em caso de necessidade de utilização operacional, as instalações.

 

O presidente da ANEPC sublinhou a importância deste momento. “Estamos a abrir o caminho para criar condições para que a Autoridade tenha na cidade de Coimbra boas instalações para o seu comando distrital”, salientou. O Tenente-General Mourato Nunes confidenciou que, “desde a primeira conversa”, teve da parte do presidente da CM Coimbra “a maior recetividade” e que isso vai fazer com que a cidade se orgulhe de ter “um novo centro distrital de operações de socorro, o que valorizará imenso a resposta quer à população do concelho, mas a todo o distrito e, paralelamente, nós encontraremos aqui um meio que nos possibilita cumprir melhor a nossa missão que é aquilo que pretendemos”.

 

A cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a CM Coimbra e a ANEPC contou, ainda, com a presença dos vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Jorge Alves, da Diretora Nacional de Recursos de Proteção Civil, Ana Cristina Andrade, do Comandante de Agrupamento Distrital do Centro Norte, Pedro Nunes, do segundo CODIS, Nuno Seixas, e da diretora do Serviço Municipal de ­Proteção Civil, Ana Matias.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×