28 Julho 2020

Câmara apoia atividade pontual da Tarrafo e do Rancho de Vila Nova com 11.250 euros

Câmara apoia atividade pontual da Tarrafo e do Rancho de Vila Nova com 11.250 euros

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, a atribuição de apoios financeiros pontuais à Tarrafo – Associação Cultural e ao Rancho Típico de Vila Nova, no valor de 10 mil euros e 1250 euros respetivamente. As propostas foram analisadas ao abrigo do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em dezembro do ano passado, no âmbito da abertura das candidaturas para 2020 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Pontual. As candidaturas a este apoio municipal podem ser apresentadas até ao próximo dia 30 de setembro.

As propostas preveem a atribuição de apoios financeiros pontuais às duas coletividades no âmbito do novo regulamento, que define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura. As candidaturas para esta apoio financeiro, referente ao ano 2020, previstas no regulamento, estão abertas desde o passado dia 20 de janeiro e podem ser realizadas até ao próximo dia 30 de setembro.

 

A Tarrafo apresentou a sua candidatura no passado dia 19 de junho, para a realização do projeto musical “Entre Paredes”. Depois dessa ter sido avaliada pelos serviços municipais, de acordo com o novo regulamento, foram dadas a conhecer as pontuações obtidas em cada critério e o montante de apoio a conceder. A Tarrafo vai receber, assim, um apoio financeiro de 10.000 euros, sendo que a associação contará ainda com outros apoios, nomeadamente a isenção de pagamento de taxas e preços municipais relativos à cedência do grande auditório do Convento São Francisco, no valor final de 5286,70 euros.

 

A Tarrafo pretende levar a efeito o projeto musical “Entre Paredes”, comemorativo dos 95 anos do nascimento de Carlos Paredes, que vai ao encontro da valorização estratégica da cidade no que respeita à preservação e promoção do Fado e da Canção de Coimbra. Destaca-se, por isso, o interesse público municipal do projeto e valoriza-se o carater diferenciador da iniciativa. O projeto consiste na gravação e edição de um CD com 10 temas (8 de Carlos Paredes e 2 de modas populares), na produção de mil exemplares do CD, na gravação de dois videoclipes e um breve documentário com os músicos, e na organização de um concerto de apresentação do CD “Entre Parede”, no Convento São Francisco, em data a divulgar posteriormente, sendo que a autarquia terá direito a 20% da receita resultante da bilheteira.

 

Já o Rancho Típico de Vila Nova apresentou candidatura para a organização e realização do “1º Encontro Técnico de Património Cultural e Cultura Tradicional”, a realizar no dia 14 de novembro, no Colégio da Imaculada Conceição. Um evento que visa promover um conjunto de cinco conferências sobre o tema do património cultural e a cultura tradicional da freguesia de Cernache. A coletividade vai contar, para isso, um apoio financeiro de 1250 euros. A autarquia valorizou o contributo da associação para a preservação e valorização da cultura da freguesia de Cernache, em várias vertentes, e o facto do projeto estar bem estruturado no que diz respeito à sua descrição e aos objetivos pretendidos. Os serviços municipais consideraram, contudo, que o projeto revela algumas fragilidades na criação de hábitos culturais e na linha programática definida.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×