29 Julho 2020

CM Coimbra consigna requalificação das ruas Direita e da Nogueira na Baixa de Coimbra

CM Coimbra consigna requalificação das ruas Direita e da Nogueira na Baixa de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, assinou hoje o auto de consignação da empreitada de requalificação da Rua Direita e da Rua da Nogueira. A obra fica a cargo da empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., que venceu o concurso público, e representa um investimento de cerca de 540.000 euros. Esta intervenção, que dá seguimento ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, visa valorizar estas duas vias da Baixa da cidade, através da renovação dos pavimentos, reformulação das infraestruturas e aumento do conforto para a mobilidade pedonal.

A CM Coimbra vai requalificar as ruas Direita e da Nogueira, na Baixa da cidade, uma intervenção que visa melhorar as acessibilidades, renovar os pavimentos e reformular as infraestruturas de todo o espaço das referidas vias, desde a Praça 8 de Maio até à Rua do Carmo, e que pretende aumentar o conforto para a mobilidade pedonal, através da criação de uma faixa central em granito.

 

Nesta empreitada, que representa um investimento de 543.395,28 euros, está ainda incluída a renovação da rede de drenagem de águas pluviais; a realização de novas infraestruturas, incluindo a reformulação das redes de abastecimento de energia elétrica e de telecomunicações, enterrando os cabos aéreos, e a rede de distribuição de água. No largo, delimitado pelas ruas João Cabreira e Arco do Ivo, pretende-se ainda plantar uma árvore de fruto.

 

O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, destacou que esta é mais uma intervenção de requalificação do espaço público para dar conforto na mobilidade de quem habita e visita a cidade, mas também para impulsionar a atividade económica. “A requalificação do espaço público é uma forma de induzir à reabilitação urbana, sem ser de forma coerciva”, destacou o autarca, dando como exemplo a Av. João das Regras.

 

Recorde-se que a CM Coimbra tem em curso várias obras de requalificação para valorizar esta zona Baixa da cidade. Entre outras, a empreitada requalificação da Praça do Comércio (558.000 euros) arrancou no início de junho, visando a reabilitação de um espaço urbano de grande importância estratégica no enquadramento histórico e turístico, otimizando a sua funcionalidade, potenciando a sua utilização pedonal e melhorando o conforto e a segurança do espaço. Também as ruas João Machado, Manuel Rodrigues e Rosa Falcão vão ser requalificadas numa empreitada que a CM Coimbra já adjudicou (1M€). O contrato da empreitada de conclusão da requalificação do espaço público na margem direita do rio Mondego (10M€), entre a Ponte de Santa Clara e o Açude-Ponte de Coimbra, já foi assinado em maio e aguarda visto do Tribunal de Contas para avançar.

 

Já em setembro do ano passado, a CM Coimbra deu início às intervenções que visam a reabilitação de dois imóveis localizados em plena Baixa da cidade (458.000 euros). A reabilitação do edifício da Rua da Louça, 85-60, é destinado à habitação, enquanto o edifício com fachada para a Rua Ferreira Borges, 18 a 24, e para a Praça do Comércio, 65 e 67, é destinado à instalação de serviços municipais.

 

No mesmo sentido, recorde-se que a CM Coimbra decidiu exercer o direito de preferência na transação do prédio urbano sito nos números 1 e 3 do Largo do Poço, no coração da cidade, onde está instalado o Salão Brazil e o Jazz ao Centro Clube; e decidiu também exercer o direito de preferência na aquisição do prédio urbano sito nos números 74 a 80 da Rua da Sofia, zona Património Mundial da UNESCO, com o objetivo de abrir uma passagem pedonal, através deste edifício, até ao Pátio de S. Bernardo, retomando a sua forma de origem. A abertura deste atravessamento, denominado “Porta da Bica”, está previsto no Ante-Plano de Pormenor da Encosta Rua da Sofia – Rua de Aveiro, de 1997, mas as circunstâncias só agora se alinharam para ser possível a aquisição do imóvel.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×