14 Julho 2020

Festa da Cidade de Coimbra pioneiras e com balanço “muito positivo”

Festa da Cidade de Coimbra pioneiras e com balanço “muito positivo”

As Festas da Cidade de Coimbra 2020 terminaram no domingo passado e o balanço é “muito positivo”, pela adesão aos espetáculos que através das redes sociais do município alcançaram mais de 400 mil pessoas, anunciou ontem a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes. A autarca salientou que a cidade foi um exemplo na retoma das atividades culturais ao ar livre, cumprindo integralmente as orientações da Direção-Geral da Saúde relativas à pandemia da COVID-19. A autarquia garantiu, assim, a segurança de todos os envolvidos e cumpriu o objetivo de promover a retoma da economia local e impulsionar o turismo e a cultura na cidade.

“Coimbra foi pioneira na retoma das atividades culturais ao ar livre, e isso tem sido constatado por muitos, desde artistas, técnicos, curadores, programadores, público em geral e por outros municípios. Na verdade, tem sido emocionante ouvir as palavras de tantas e tantas pessoas que têm agradecido à Câmara Municipal a oportunidade de voltarem aos palcos, mesmo quando este concerto em particular é o único que têm agendado para este verão”, afirmou a vereadora da Cultura, Carina Gomes, no discurso de balanço das festas, que realizou na reunião do executivo municipal de ontem.

 

As Festas da Cidade de Coimbra decorreram de 3 a 13 de julho (o último concerto, “Sardet não está só” foi adiado para domingo devido às condições atmosféricas que se fizeram sentir no sábado) e o programa contemplou várias iniciativas culturais – exposições, programação infantil, miniconcertos em simultâneo em vários locais, vídeo mapping nas fachadas das casas num espetáculo itinerante denominado “Festival à Janela” por várias freguesias do concelho, serões nas casas de fado e quatro espetáculos com plateia sentada, lotação adequada e transmissão online para as redes sociais do município: Os Quatro e Meia, Rui Veloso, os Anaquim e André Sardet com João Só.

 

Carina Gomes referiu-se, no seu discurso, à inauguração do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, que decorreu no dia 4 de julho, como “uma das mais importantes conquistas culturais da nossa cidade nos últimos anos, e destacou também a realização da terceira edição do Prémio Estação Imagem.  “Com esta estratégia, que teve início com o vídeo promocional para a retoma do turismo na cidade e o Drive-in no Rebolim, que continuou com as Festas da Cidade de Coimbra 2020 e que seguirá com a programação no Convento São Francisco e em outros locais do município, a Câmara Municipal estimula a retoma da atividade do amplo e diversificado setor cultural, a recuperação da atividade económica e, em particular, do turismo cultural e patrimonial”, concluiu a vereadora.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×