28 Julho 2020

Livraria Bertrand reconhecida como “Loja Com História

Livraria Bertrand reconhecida como “Loja Com História

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, uma proposta de reconhecimento da Livraria Bertrand, situada no Largo da Portagem, na Baixa de Coimbra, como entidade de interesse histórico e cultural ou social local, mais especificamente como “Loja Com História”. O executivo municipal já tinha aprovado, na sua reunião de 27 de abril, a intenção de candidatura da Livraria Bertrand, tendo a decisão sido submetida a um período de consulta pública de 20 dias. Esse período terminou sem que desse entrada na CM Coimbra qualquer sugestão ou participação pública sobre o processo.

A Livraria Bertrand funciona há cerca de 50 anos em Coimbra. Foi fundada no Largo da Portagem, em 1970, localizando-se numa área de influência de uma das maiores comunidades de estudantes de Portugal, a Universidade de Coimbra. Sempre foi um espaço de referência nesta zona da cidade e serve uma população de aproximadamente 25 mil estudantes, famílias e outros frequentadores, sendo considerada uma loja de excelência, o que traduz a sua relevância sociocultural, histórica e patrimonial nessa zona nobre da cidade.

 

A Livraria Bertrand do Largo da Portagem foi lugar de inúmeros encontros de artistas, jornalistas e nomes ligados à cidade, como por exemplo Miguel Torga. É uma livraria de referência da cidade há já 50 anos, altura em que entraram novos autores para o seu catálogo, tais como Augusto Abeleira, Fernanda Botelho, José-Augusto França, Irene Lisboa, Agustina Bessa-Luís, Vitorino Nemésio ou Urbano Tavares Rodrigues. É, ainda, um local de referência no abastecimento de livros escolares e livros técnicos.

 

A Bertrand é uma livraria e uma editora com quase três séculos de história. A primeira livraria nasceu em Lisboa, em 1732, e é considerada a mais antiga do mundo em funcionamento, sendo que este grupo editorial e livreiro é também considerado o mais antigo de Portugal.

 

Com a conclusão deste processo, já foram reconhecidas 14 repúblicas de estudantes e duas “Loja com História”.

 

Recorde-se que a CM Coimbra aprovou, na reunião do executivo municipal de 5 de março de 2018, uma ficha de candidatura para a instrução de processos de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, de forma a auxiliar os estabelecimentos ou entidades que pretendessem ver efetivado esse reconhecimento. O objetivo passa, pois, por simplificar o procedimento, para que os estabelecimentos que se enquadrem nas categorias previstas na lei, entre eles as repúblicas de estudantes de Coimbra e as lojas com história, possam desencadear, com maior celeridade e simplicidade, o seu processo de pedido de reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural ou social local.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×