7 Agosto 2020

Câmara apresentou anteprojeto de reabilitação e de alteração da Casa da Criança em Taveiro

Câmara apresentou anteprojeto de reabilitação e de alteração da Casa da Criança em Taveiro

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou, ontem, o Anteprojeto de Reabilitação e de Alteração da Casa da Criança em Taveiro para uma Extensão de Saúde e Abrigo de Emergência. A intervenção, executada exclusivamente com fundos da autarquia, permitirá segundo Manuel Machado, fazer felizes, não só as crianças mas também as pessoas da nossa terra, recordando um dos desígnios de Bissaya Barreto.

Na apresentação do anteprojeto, de reabilitação e de alteração da Casa da Criança em Taveiro, para uma Extensão de Saúde e Abrigo de Emergência, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, começou por afirmar que o espaço “estava miseravelmente ao abandono”, e que a autarquia só pode intervir com o processo de descentralização. O município tomou posse do imóvel, no passado dia 26 de fevereiro, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 106/2018, de 29 de novembro, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da gestão do património imobiliário público sem utilização.

 

Ao executar a tão ansiada intervenção com fundos exclusivamente da autarquia, “estamos a assumir responsabilidades públicas”, afirmou o autarca, manifestando o seu desagrado por a atual extensão do Centro de Saúde de Taveiro funcionar em “em instalações arrendadas, em avançado estado de degradação, carecendo de obras profunda e alvo de enorme insatisfação por parte da população e dos profissionais que lá trabalham”, concluiu.

 

A Casa da Criança em Taveiro vai ser reabilitada e alterada permitindo adaptá-la às novas valências de Saúde Familiar, para servir uma população de 5700 utentes, e social com o Abrigo de Emergência.

 

Inserido num lote de terreno com 3850m2, o edifício composto por dois andares com uma área de 643,50m2, construído nos anos 70, anteriormente com valências de caráter social (infantário) será agora adaptado em cumprimento das Orientações para Instalações e Equipamentos para unidades de Saúde Familiar da Administração Regional de Saúde, reduzindo ao mínimo indispensável a intervenção e descaracterização interior do edifício original. O imóvel não apresenta graves deficiências generalizadas, excetuando-se as instalações sanitárias vandalizadas, os vãos exteriores com vidros partidos e de funcionamento deficiente, e infiltrações pontuais no andar superior.

 

A CM Coimbra pretende instalar ao nível do rés-do-chão a Extensão de Saúde de Taveiro, composta por zona de espera, receção/secretariado, instalação sanitária de utentes, salas de tratamentos, gabinetes médicos, de enfermagem, e de consulta, depósitos de lixo, depósitos de material esterilizado, depósitos de material clinico, depósitos de sujos e despejos, enquanto numa zona mais segregada funcionam as áreas exclusivas ao pessoal, como a sala polivalente, copa/sala do pessoal, e instalação sanitária/vestiários do pessoal.

 

 

Para o Abrigo de Emergência com entradas e utilização autónoma através do acesso pelo espaço anteriormente ocupado pela lavandaria, temos ainda ao nível do rés-do-chão a cozinha com despensa, e a instalação sanitária, enquanto no nível do piso superior temos uma instalação geral, duas salas amplas com camaratas, duas instalações sanitárias com banho, arrumos individuais e arrumos diversos.

 

 

 

A nível exterior está previsto o encerramento da zona coberta através de um “ecrã” revestido a ripado de madeira, já para a compartimentação interior é proposta a utilização de matérias não evasivos e perenes, que permitam uma maior rapidez de construção e de complementaridade com o espaço existente e infraestruturas necessárias a instalar. Assim, com a ocupação do espaço coberto permitirá criar uma zona de entrada com maior amplitude de modo a segregar a zona destinada aos utentes (zona de estar, atendimento e instalações sanitárias), e separá-la com os gabinetes de trabalho.

 

Na zona exterior envolvente, foram criados percursos pedonais e de transposição de obstáculos, com a introdução de uma rampa de acesso ao edifício.

 

A apresentação pública do anteprojeto de reabilitação e de alteração da Casa da Criança em Taveiro, contou com a presença dos vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade e Regina Bento, do presidente da União de Freguesias (UF) de Taveiro, Ameal e Arzila, Jorge Mendes, do presidente da UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, do vice-presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, João Rodrigues, do representante da Unidade de Saúde Familiar de São Martinho do Bispo, Eduardo Francisco, e do comandante do Posto Territorial de Taveiro da Guarda Nacional Republicana, António Carpinteiro, entre outras personalidades.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×