20 Agosto 2020

Cinco novas passagens para peões vão dar maior segurança no atravessamento da Linha do Norte em Coimbra

Cinco novas passagens para peões vão dar maior segurança no atravessamento da Linha do Norte em Coimbra

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião do executivo municipal de segunda-feira, os projetos de execução elaborados pela Infraestruturas de Portugal (IP) para a construção de cinco novos atravessamentos para peões na Linha ferroviária do Norte em Coimbra. As passagens desniveladas vão ser construídas no apeadeiro da Espadaneira (passagem inferior), Loreto Sul, Ameal, Casais e na Estação de Taveiro (passagens superiores). O objetivo passa por oferecer aos utilizadores maior segurança e conforto no atravessamento da linha férrea.

Coimbra vai receber cinco novas passagens para peões para dar maior segurança no atravessamento da Linha do Norte em Coimbra. Para isso a IP elaborou os projetos de execução, com vista ao encerramento das passagens de nível existentes atualmente e a construção destas novas passagens desniveladas para peões.

 

A Estação de Taveiro vai ser um dos locais que vai ter uma passagem superior para peões. Com a construção desta estrutura metálica, fica garantida uma solução que oferece segurança, rapidez, comodidade e atratividade aos utilizadores, evitando conflitos entre a circulação de peões e os comboios na linha férrea, e permitindo o encerramento do atravessamento atualmente existente na estação. A passagem superior para peões assegura, ainda, o acesso a pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida. A passagem ficará situada a poente do edifício técnico de sinalização – que permite a mudança de plataforma e o atravessamento urbano entre a Rua Nova da Estação e a Rua Quinta do Outeiro – e terá acesso por escadas e por elevadores.

 

É também proposta uma ligação pedonal da passagem superior para peões à Rua Nova da Estação, permitindo um novo acesso mais direto à plataforma, bem como a demolição do atual atravessamento, da vedação da linha nesse local e a pavimentação do caminho pedonal que liga a plataforma à Rua Quinta do Outeiro, permitindo um atravessamento urbano mais cómodo, rápido e seguro em toda a extensão desta estação ferroviária.

 

Também o Bairro do Loreto vai passar a ter uma passagem superior para peões sobre a Linha do Norte, com acesso por escadas e elevadores, que possibilitará o atravessamento entre a Estrada de Loreto e a Rua Cel. Júlio Veiga Simão e permitirá avançar com o encerramento da passagem de nível existente ao tráfego pedonal e rodoviário, estando contemplada uma zona de inversão de marcha na Estrada do Loreto. Essa nova estrutura irá garantir um atravessamento mais cómodo e seguro aos utilizadores, apresentando soluções para pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida. Está prevista a inclusão de calhas para bicicletas ao longo das escadas de acesso à passagem superior, o que constitui uma novidade em soluções deste tipo existentes ou previstas no município, contribuindo para a promoção da utilização deste modo suave de transporte.

 

A IP apresentou, ainda, soluções para a construção das passagens superiores de peões dos apeadeiros do Ameal e de Casais, com vista ao encerramento dos atravessamentos das gares que existem atualmente nos dois apeadeiros. Nos dois casos, a construção das passagens, por se localizarem sobre o atravessamento existente, implicam a elaboração de soluções provisórias de acesso ao apeadeiro e de atravessamento entre plataformas de passageiros durante a fase de construção. As soluções, que visam garantir uma maior comodidade e segurança aos utilizadores, terão acesso por escadas e elevadores, considerando as necessidades das pessoas com mobilidade condicionada.

 

No caso do apeadeiro do Ameal, a localização da passagem superior será a poente do apeadeiro, fazendo-se a ligação pedonal à estrutura da passagem desnivelada sobre a rodovia existente, através de um caminho pedonal, à semelhança do que já acontece atualmente. A solução encontrada mantém o acesso às plataformas de passageiros através de rampas, nas quais se incorporam as rampas atualmente existentes. A partir deste acesso por rampas, é ainda efetuado o acesso aos elevadores da passagem superior para peões. As escadas para essa nova passagem desenvolvem-se a partir das plataformas de passageiros.

 

Quanto ao apeadeiro de Casais, a passagem superior para peões irá permitir a mudança de plataforma e também o atravessamento urbano entre a Rua Central e a Rua 20 de Maio. Como este é um apeadeiro fortemente condicionado pela envolvente urbana, a passagem será implementada do lado poente das plataformas de passageiros, sobre o atravessamento que existe atualmente. Será, pois, necessário corrigir o perfil das vias rodoviárias envolventes, de forma a criar passeios que permitam que o utente circule em segurança na entrada e saída do apeadeiro, pelo que se terá de proceder à expropriação de uma pequena parcela numa propriedade da Rua 20 de Maio e de outra pequena parcela numa propriedade da Rua Central. A solução encontrada redefine o acesso às plataformas de passageiros por rampa, mantendo a sua localização atual, e permite ainda o fácil acesso às escadas e ascensores da passagem desnivelada, possibilitando o atravessamento da via férrea.

 

Também no apeadeiro de Espadaneira, o objetivo é encerrar o atual atravessamento da gare. Contudo, neste caso, a solução passa pela construção de uma passagem inferior para peões. A passagem desnivelada vai localizar-se a norte/nascente das plataformas de passageiros, situação onde as cotas são mais favoráveis, embora sejam necessárias algumas alterações. Esta solução permite que o atravessamento urbano seja feito de nível e que o acesso às plataformas possa ser realizado através de escadas, sendo que para as pessoas com mobilidade condicionada é possível o acesso às plataformas através dos passeios limítrofes aos arruamentos existentes e que serão, agora, redefinidos. A inserção das escadas, tardoz relativamente às plataformas de passageiros, recentemente alteadas, permite que não haja interferência nas plataformas existentes e já alteadas no âmbito de uma obra já realizada.

 

Esta solução implica o reperfilamento da Rua do Apeadeiro, a norte, o reperfilamento e o rebaixamento da Rua Dr. Manuel Campos Pinheiro, a sul. É ainda proposta a definição de passeios nessas vias e a elaboração de faixas verdes de transição entre os muros tardoz das plataformas de passageiros e esses passeios agora propostos, de modo a garantir a segurança estrutural dos muros existentes. No passeio da Rua do Apeadeiro, que vai desde a entrada/saída da passagem desnivelada até à atual entrada no apeadeiro, é necessária a construção de rampas de forma a cumprir a legislação aplicável relativa às acessibilidades. A proposta prevê ainda a demolição do atual atravessamento e a vedação da linha nesse local.

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