5 Agosto 2020

Sete projetos para a valorização turística de Portugal assinados no Convento São Francisco

Sete projetos para a valorização turística de Portugal assinados no Convento São Francisco

A antiga igreja do Convento São Francisco (CSF) acolheu, ontem, a sessão pública de assinatura de sete contratos, no âmbito de projetos de Turismo Acessível e Inclusivo apoiados pelo Programa Valorizar, do Turismo de Portugal. Uma proposta da Universidade de Coimbra (UC) para criação de acessibilidades no Museu da Ciência foi um dos projetos contemplados.

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, abriu a sessão afirmando que o município tem projetadas e em curso importantes intervenções para tornar a cidade “cada vez mais acessível a todos”, destacando o projeto “Rua para Todos”, inserido no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, que permite aumentar o nível de conforto em toda a área classifica como Património Mundial pela Unesco.

 

O crescimento do setor do turismo nos últimos anos, segundo o autarca, “tem contribuído para a valorização dos nossos patrimónios materiais e imateriais”, impulsionando significativamente a economia.  “Agora, mais do que nunca, é preciso resiliência e criatividade para nos adaptarmos a esta nova realidade e para sermos capazes de retomar a atividade económica deste amplo e diversificado setor que o turismo”, concluiu Manuel Machado, desejando que “a estratégia de desenvolvimento de destinos turísticos acessíveis para todos seja um forte contributo para a valorização do destino Portugal e das nossas cidades”.

 

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, 2020 “estava para ser o ano do turismo”, mas é agora o “ano de todos para todos, ou o “ano do tudo por tudo”. Para a responsável pela secretaria de Estado do Turismo, o objetivo do programa Valorizar, do Turismo de Portugal, passa por criar novos fluxos turísticos, de Norte a Sul, de Este a Oeste, “esbatendo sazonalidades e disparidades do território”.

 

Também presente na cerimónia, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, na sua intervenção, referiu “o contributo para a inclusão” da democratização dos espaços, com supressão de barreiras, físicas e de informação. “Inclusão é ter espaços vivenciados por todos”, salientou Ana Sofia Antunes, dando como exemplo o renovado espaço do CSF. “Um espaço lindíssimo, cheio de história, reabilitado e inteiramente acessível por todos”, concluiu.

 

 

O Programa Valorizar destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos turísticos que promovam a valorização turística dos territórios, principalmente dos de mais baixa densidade, e contribuam, em linha com a Estratégia Turismo 2027, para alargar o turismo a todo o território nacional e ao longo de todo o ano. Desde a sua criação, o Programa Valorizar já apoiou 738 projetos, com um investimento superior a 164 milhões de euros e um incentivo de 106 milhões de euros.

 

A vereadora da Cultura e Turismo da CM Coimbra, Carina Gomes, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e o vice-reitor da UC, Luís Simões da Silva, também estiveram presentes na sessão, entre outras personalidades.

 

 

PROJETOS CONTEMPLADOS

 

Projeto: Museu da Ciência da UC – Criação de Acessibilidades ao Turista

Promotor: Universidade de Coimbra

Investimento Total: 405.500,00 euros

Investimento Elegível: 335.000,00 euros

Incentivos: 234.500,00 euros

 

Projeto: Criação de Suportes Acessíveis e Inclusivos de Informação Turística

Promotor: Município de Albergaria-a-Velha

Investimento Total: 56.766,17 euros

Investimento Elegível: 46.151,36 euros

Incentivos: 32.305,95 euros

 

Projeto: Bombarral4all

Promotor: Município do Bombarral

Investimento Total: 260.335,26 euros

Investimento Elegível: 244.149,24 euros

Incentivos: 170.904,46 euros

 

Projeto: Algarve For All: Promoção e desenvolvimento do turismo acessível

Promotor: Região de Turismo do Algarve

Investimento Total: 66.100,00 euros

Investimento Elegível: 66.100,00 euros

Incentivos: 46.270,00 euros

 

Projeto: Praia Del Rey Mais Acessível – Praia e Percursos Pedestres

Promotor: Freguesia da Amoreira, Óbidos

Investimento Total: 71.323,45 euros

Investimento Elegível:  63.476,05 euros

Incentivos: 44.433,23 euros

 

Projeto: Bom Sucesso + acessível – Praia e Percursos Pedestres

Promotor: Freguesia do Vau, Óbidos

Investimento Total: 93.419,01 euros

Investimento Elegível: 85.571,61 euros

Incentivos: 59.900,12 euros

 

Projeto: Transporte Acessível para Todos

Promotor: TourismForAll Unipessoal, LDA

Investimento Total: 175.000,00 euros

Investimento Elegível: 175.000,00 euros

Incentivos: 122.500,00 euros

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×