15 Setembro 2020

Coimbra volta a ser capital mundial da magia até 20 de setembro

Coimbra volta a ser capital mundial da magia até 20 de setembro

Está oficialmente aberta a 24ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra. A cerimónia decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Município, com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes, do produtor do evento, Luís de Matos, e dos mágicos que participam nesta edição, que vai ficar marcada pelo cumprimento integral das regras de segurança das autoridades de saúde para evitar a propagação da pandemia da COVID-19. Até domingo, Coimbra volta a ser a capital mundial da magia e “a segurança de todos os envolvidos é a nossa máxima prioridade”, garantiu Carina Gomes, que destacou que Coimbra continua a “demonstrar que é possível fazer Cultura em segurança”.

“O mundo é um lugar estranho nos dias que correm”, disse Carina Gomes, salientando que isso obriga a “cuidados redobrados, a cumprir regras, a cuidados connosco e com o próximo. E começo a mensagem assim porque, como disse há uns dias, a segurança de todos os envolvidos é a nossa máxima prioridade. Estamos preparados para qualquer eventualidade, para alterar o que for preciso alterar, se for preciso alterar”, afirmou a vereadora da Cultura da CM Coimbra, no discurso que proferiu esta manhã, antes da declaração oficial de abertura dos Encontros Mágicos de Coimbra 2020.

 

Carina Gomes deixou, também, uma palavra especial “ao Luís de Matos e toda a sua equipa, que fazem com que este evento seja possível mesmo num ano tão difícil. É talvez o ano mais estranho das nossas vidas”, referiu. A autarca deixou, ainda, um agradecimento às equipas municipais, aos mágicos e ao público, pela confiança. “Acho que temos conseguido demonstrar que é possível fazer Cultura em segurança”, concluiu Carina Gomes, desejando a todos os mágicos uma boa estadia em Coimbra. “Sintam-se em casa”, afirmou.

 

Já Luís de Matos referiu a importância dos Encontros Mágicos – enquanto evento organizado pela CM Coimbra, de dimensão internacional e único no país – darem o exemplo de se realizarem num ano atípico, marcado pela pandemia. “Era fundamental que os Encontros Mágicos não se alheassem desse exemplo que devem dar numa circunstância como esta”, considerou, garantindo que tudo foi planeado ao detalhe. “Estivemos a delinear, planear, discutir locais, horas, mas também as medidas que, na prática, vão assegurar a tranquilidade dos espectadores. Não queremos que as pessoas que, apesar de tudo, sentem a necessidade e coragem de sair do seu metro quadrado e virem sentir Cultura, fazer Cultura, estivessem preocupadas com a segurança. Porquê? Porque não têm de estar, porque para isso estamos lá nós”, assegurou.

 

“Tivemos como base as normas da Direção-Geral da Saúde, que temos inevitavelmente de cumprir, mas isso foi só o ponto de partida. Fizemos muito mais do que cumprir as normas”, prosseguiu Luís de Matos, enumerando algumas medidas de segurança tomadas pela organização, e já avançadas na conferência de imprensa de apresentação do evento, como a distribuição de máscaras de proteção nos espetáculos e de porta-máscaras (sempre com QR Code para acesso imediato a informação do evento em detrimento da habitual distribuição de flyers) ou da obrigatoriedade de reserva de bilhete, mesmo sendo gratuito, pela Ticketline, para garantir o cumprimento da lotação obrigatória.  

 

“As limitações fizeram-nos encontrar novas formas de assegurar que esta é uma edição exemplar”, acrescentou Luís de Matos, elogiando o leque de convidados desta edição dos Encontros Mágicos, garantindo a qualidade da programação e agradecendo, mais uma vez, a confiança da CM Coimbra. “Acreditamos que será cumprido um objetivo. Quando daqui a alguns anos olharmos para a programação de cada uma destas edições, apenas a utilização de máscara nos vai denunciar nas fotografias. Vamos continuar a ver os olhares a sorrir, vamos continuar a ver as pessoas a vibrarem com os espetáculos e vamos continuar a ver uma programação absolutamente singular”, concluiu.

 

O programa sobre os Encontros Mágicos 2020 pode ser consultada aqui.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×