21 Setembro 2020

Encontros Mágicos 2020 decorreram com sucesso e em segurança

Encontros Mágicos 2020 decorreram com sucesso e em segurança

A 24ª edição dos Encontros Mágicos Coimbra foi diferente das anteriores, devido às condicionantes impostas pela pandemia da COVID-19, mas nem por isso inferior às outras edições, quer na qualidade da programação, quer na adesão do público, que confiou na organização e produção do evento, a cargo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e da Luís de Matos Produções Lda., respetivamente. Os 82 espetáculos desta edição, protagonizados por 15 artistas internacionais, esgotaram as inscrições e a maioria teve mesmo lista de espera, segundo informou Luís de Matos no final do evento, em declarações aos jornalistas. Já a vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, mostrou-se satisfeita pelos sorrisos registados nos espetadores, “mesmo com máscara”, e garantiu que, para o ano, o evento regressa para a sua 25ª edição.

Os Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra 2020 terminaram no domingo, com um espetáculo na antiga igreja do Convento São Francisco, que acabou com os agradecimentos dos mágicos à organização e produção do evento pela oportunidade e também ao público, que aplaudiu de pé os intervenientes. O evento decorreu com tranquilidade, com o público a respeitar as medidas de segurança impostas pelas entidades promotoras, no cumprimento das orientações das autoridades de saúde. Carina Gomes e Luís de Matos mostraram-se satisfeitos com a adaptação do público às novas regras e, no final do espetáculo, houve mesmo quem deixasse elogios à organização e prometesse voltar para o ano.

 

“O mais surpreendente foi o facto do público voltar a mostrar uma adesão extraordinária, de tal forma que quer os mágicos, quer a organização sentiram sempre uma alegria imensa em todas as sessões, ao ponto de terem esgotado as inscrições e, na grande maioria dos casos, com lista de espera”, referiu o mágico Luís de Matos, em declarações aos jornalistas, no final do evento.  Carina Gomes acrescentou, ainda, que mesmo com as pessoas sentadas em tapetes, com o devido distanciamento físico, e com as máscaras postas, foi possível perceber “os sorrisos” dos espectadores. “Estamos a demonstrar que é possível fazer cultura em segurança e a cumprir o mote ‘Coimbra atrativa e segura’”, afirmou.

 

A vereadora da Cultura da CM Coimbra recordou, pois, que a autarquia foi pioneira na retoma das atividades culturais, nomeadamente na realização de eventos culturais ao ar livre, como as Festas da Cidade, e com a abertura do Convento São Francisco com programação regular. “Todos os procedimentos para ter um evento cultural são mais difíceis, mas a longevidade dos Encontros Mágicos e o facto de serem reconhecidos internacionalmente pesaram na decisão de o realizarmos este ano”, acrescentou ainda a autarca, garantindo também que para o ano os Encontros Mágicos de Coimbra estarão, com toda a certeza, de regresso.

 

Encerrou, assim, mais uma edição de um dos maiores festivais de magia da Europa, e único no nosso país, desta vez realizado durante a pandemia de COVID-19, no cumprimento das orientações das autoridades de saúde. Foram 82 espetáculos de magia, protagonizados por 15 artistas internacionais, oriundos de países como a Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Portugal, e ainda aulas de magia na maioria dos seis dias do evento. Um evento único, que continua a ganhar força a cada edição, e que está já prometido para o próximo ano.

 

As fotografias e outras informações sobre o evento, e particularmente sobre esta edição, podem ser vistas em www.encontrosmagicos.pt, na página do Facebook e do Instagram dos Encontros Mágicos e do Município de Coimbra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×