8 Setembro 2020

Imagem da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 a concurso

Imagem da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 a concurso

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra lançou um concurso para a criação da imagem da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027. O concorrente vencedor receberá um prémio no valor de 10.000 euros e será convidado desenvolver posteriormente a imagem da candidatura. Esta é uma forma da autarquia continuar a envolver a comunidade e incentivar a participação dos cidadãos neste processo de elaboração da candidatura, tal como fez ao escolher este tema para a terceira edição do Orçamento Participativo do município que está agora em fase de votação. Os trabalhos deverão ser entregues até às 16h30 do dia 27 de outubro, na Divisão de Relação com o Munícipe da CM Coimbra ou remetidos por correio registado.

A CM Coimbra quer continuar a envolver a comunidade na candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. Para isso, foi agora lançado um concurso que se destina a pessoas singulares ou coletivas, que tenham como como atividade profissional o design gráfico, marketing ou comunicação, para a criação da imagem da candidatura. Estas e outras informações encontram-se mais detalhadas no artigo 6º do concurso de conceção simplificado, que se encontra disponível em “Compras Públicas”, na área “Transparência” do sítio web da autarquia, em www-cm-coimbra.pt. Os concorrentes podem apresentar mais do que um trabalho, mas cada trabalho deverá ter uma candidatura autónoma.

 

Os trabalhos que forem rececionados serão, depois, avaliados pelo júri do concurso, que lhe atribui um número, de forma a preservar o anonimato dos concorrentes. A avaliação será efetuada de acordo com os seguintes critérios: integração e coerência globais (tem um peso de 30% na pontuação final e valoriza o logotipo nas suas vertentes textual, gráfica, estética ou outra, nas diferentes peças da proposta a apresentar); qualidade criativa direcionada (tem um peso de 30% na pontuação final e valoriza a capacidade de criação de um logotipo que faça notar com evidência o claim da candidatura); originalidade (tem um peso de 40% na pontuação final e valoriza a qualidade estética, a originalidade e a diferenciação do logotipo face a outras entidades, especialmente em relação a outras cidades que já conseguiram o título de Capital Europeia da Cultura).

 

É importante, pois, que os concorrentes tenham em consideração o claim da candidatura e consigam comunicar, com eficácia, os valores que lhe estão subjacentes, bem como mostrar, claramente, que a cidade nunca deixou de evoluir e que, sendo uma cidade de fortes tradições e marcas identitárias, se caracteriza, simultaneamente e cada vez mais, pelo seu desassossego, pela sua juventude, pela sua força, invenção e renovação; pelo cosmopolitismo e integração europeia; pelo rio Mondego, que é ele próprio uma metáfora para a evolução constante da cidade e um elo de ligação com outras cidades congéneres; por ser alternativa, nas vertentes de criação, de investigação, numa incessante exploração do futuro.

 

O concorrente vencedor receberá um prémio no valor de 10.000 euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e um convite para a aquisição de serviços de desenvolvimento da imagem selecionada para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, com um preço base de 40.000 euros (mais IVA à taxa geral em vigor). A concretizar-se o contrato, o trabalho selecionado passa a constituir propriedade material da CM Coimbra, incluindo os respetivos direitos de autor.

 

Esta é mais uma forma da CM Coimbra envolver a comunidade e incentivar a participação dos cidadãos na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027, tal como fez ao escolher o tema “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura” para o Orçamento Participativo do Município de Coimbra de 2020.

 

Informações mais detalhadas sobre o concurso podem ser consultadas no concurso de conceção simplificado e demais anexos, disponíveis no website da CM Coimbra, em www.cm-coimbra.pt.

 

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