18 Setembro 2020

Já se circula na nova Ponte do Paço

Já se circula na nova Ponte do Paço

Depois da vistoria técnica e verificação das conformidades de segurança, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra autorizou a abertura ao trânsito na nova Ponte do Paço, que liga Arzila (concelho de Coimbra) a Pereira (concelho de Montemor-o-Velho). O trânsito na Estrada Nacional 341 esteve cortado desde 31 de agosto e a autarquia cumpre assim com o compromisso de reabrir a passagem a 18 de setembro, como inicialmente previsto. A obra continua a decorrer até novembro, pelo que o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, apela a todos “os automobilistas os cuidados necessários na circulação e que seja respeitada a sinalização, designadamente os limites de velocidade”.

Ainda não eram 17h00 quando o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra se deslocou à nova Ponte do Paço. Depois de concluída a vistoria técnica e verificadas as condições de segurança, foi autorizada a abertura ao trânsito já através do novo tabuleiro da ponte, construído para aumentar a segurança rodoviária e pedonal nesta travessia.

 

Manuel Machado apela aos automobilistas que tenham “os cuidados necessários na circulação e que seja respeitada a sinalização, designadamente os limites de velocidade”, até porque a obra vai continuar a decorrer até novembro.

 

Recorde-se que a Estrada Nacional 341 esteve cortada ao trânsito desde 31 de agosto e o compromisso de a reabrir a 18 de setembro foi respeitado, tal como inicialmente previsto. Desde então decorreram trabalhos de execução da via que agora encaixa na nova ponte, através da pavimentação com betuminoso a quente, com recurso a equipamentos de grandes dimensões; e foi executada uma passagem para animais, que envolveu escavação de terras, colocação de pré-fabricados e posterior aterro, até à cota prevista no projeto.

 

Esta obra, que decorre em plena reserva natural do Paul de Arzila, tem como objetivo construir uma nova ponte, com duas vias para automóveis – resolvendo o atual problema de estrangulamento de trânsito –, passeios para peões, numa extensão de 212 metros, e respeito pela biodiversidade do local, representando um investimento de cerca de 400.000 euros (IVA incluído).

 

Esta empreitada é financiada pela CM Coimbra e pela CM Montemor-o-Velho, em partes iguais, no âmbito de um acordo intermunicipal que os dois presidentes de Câmara, Manuel Machado e Emílio Torrão, respetivamente, assinaram em junho de 2017.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×