10 Setembro 2020

Sistema de Mobilidade do Mondego avança: conclusão da Via Central arranca amanhã

Sistema de Mobilidade do Mondego avança: conclusão da Via Central arranca amanhã

A empreitada de conclusão da Via Central para a passagem do canal do Metrobus na Baixa de Coimbra vai ser consignada amanhã, dia 11 de setembro, numa cerimónia que vai contar com as presenças do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, e do presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego (MM), João Marrana. “Finalmente começámos a percecionar que vale a pena voltar a acreditar no Sistema de Mobilidade do Mondego”, disse Manuel Machado no lançamento do concurso público desta empreitada que decorreu em Coimbra, no dia 20 de fevereiro deste ano.

A sessão realiza-se pelas 12h30, na Praça 8 de Maio, logo depois da cerimónia de consignação da empreitada relativa ao troço Alto São João/Serpins do Sistema de Mobilidade do Mondego, que se vai realizar junto à Estação de Serpins, na Lousã, pelas 11h00. Estas são duas importantes obras que vão arrancar e que fazem avançar a instalação do Sistema de Mobilidade do Mondego, ansiada pela região há muitos anos.

 

A abertura da Via Central, além do aumento da mobilidade no centro da cidade com a passagem do Metrobus, visa a eliminação de uma área de degradação urbana, contribuindo para a melhoria e requalificação de um espaço vasto, integrado na zona de proteção do bem classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

 

“A descrença já era muita e é altura de concretizar com obra”, destacou Manuel Machado no dia 20 de fevereiro deste ano, numa cerimónia pública de lançamento do concurso público para a conclusão da Via Central. A abertura destes 30 metros que separam o que a autarquia já fez da Via Central e a Rua da Sofia é a primeira obra da Metro Mondego SA na cidade de Coimbra e que “é determinante para o Sistema de Mobilidade do Mondego funcionar”, salientou Manuel Machado na ocasião.

 

A Metro Mondego SA informou que esta obra vai representar um investimento superior a 3,5 milhões de euros e integra a reconstrução de vários imóveis e a construção do edifício-ponte, da autoria do Arquiteto Gonçalo Byrne, que irá permitir a passagem do Metrobus. Após a conclusão das obras, cujo prazo de execução é de 23 meses, ficarão disponíveis 2 edifícios, com uma área de construção de cerca de 2.600 m2, destinados a comércio, restauração, serviços e habitação.

 

A Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego, em que esta empreitada se insere, faz a ligação da zona da Baixa de Coimbra e da Linha da Lousã à zona de Celas, onde se localiza um importante complexo de saúde (CHUC, IPO, Hospital Pediátrico), duas Faculdades (Medicina e Farmácia), bem como vários Institutos de Investigação e outros equipamentos de importância estratégica para a cidade e para a região.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×