26 Outubro 2020

Câmara financia recuperação do mural de Celas de Vasco Berardo

Câmara financia recuperação do mural de Celas de Vasco Berardo

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, a atribuição de um apoio financeiro pontual de 20 mil euros à Associação Vasco Berardo, para a realização do projeto “Das Mãos de Vasco Berardo”, que visa a reabilitação de uma das obras mais emblemáticas do artista plástico conimbricense, o mural de Celas, e a produção e edição de um livro fotobiográfico que perpetue a sua memória para as gerações vindouras. A proposta foi analisada ao abrigo do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em dezembro do ano passado, no âmbito da abertura das candidaturas para 2020 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Pontual.

A CM Coimbra aprovou uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro pontual à Associação Vasco Berardo no âmbito do novo regulamento, que define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura. A coletividade apresentou a sua candidatura para a realização do projeto “Das Mãos de Vasco Berardo”. Depois dessa ter sido avaliada pelos serviços municipais, foram dadas a conhecer as pontuações obtidas em cada critério e o montante de apoio a conceder, que será de 20 mil euros.

 

A associação pretende realizar a reabilitação integral de uma das mais emblemáticas obras do artista plástico – o painel de azulejos do mural de Celas, no Edifício Cruzeiro –, bem como conceber, produzir e executar um livro fotobiográfico de Vasco Berardo, divulgando, assim, a obra deste artista conimbricense que tanto contribuiu para o desenvolvimento artístico e cultural do município. A proposta engloba, ainda, a prestação de apoio técnico e artístico à CM Coimbra que pretende restaurar a escultura do mesmo autor que se encontra na Praça da Canção.

 

O artista plástico conimbricense Vasco Berardo (1933-2017) deixou uma obra muito vasta, na qual se inclui o mural do antigo café Mandarim, na Praça da República, e o mural de Celas, no Edifício Cruzeiro. Um artista multifacetado, que realizou exposições individuais e coletivas em todo o país e no estrangeiro, de esculturas em bronze e madeira, cerâmica, azulejaria, pintura, tapeçaria e metais. Destaca-se, ainda, o seu legado como medalhista, contando com cerca de 500 medalhas na sua extensa obra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×