27 Outubro 2020

Câmara quer criar ligação da Circular Externa ao Monte Formoso para aliviar Casa do Sal

Câmara quer criar ligação da Circular Externa ao Monte Formoso para aliviar Casa do Sal

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, aprovou o projeto de execução de uma nova via de ligação da Circular Externa ao Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers, no sentido ascendente. O objetivo é que este arruamento permita o acesso a esta urbanização sem passar no nó da Casa do Sal, aliviando assim o fluxo de trânsito neste local. Em paralelo, a autarquia vai estudar uma passagem superior pedonal e ciclável até aos jardins da Casa do Sal, aproximando a população do Monte Formoso da rede de ciclovias e da Mata Nacional do Choupal.

A CM Coimbra pretende construir uma nova via de ligação, no sentido ascendente, da Circular Externa à urbanização do Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers. O investimento previsto para este projeto é de cerca de 300 mil euros e o objetivo é permitir que as viaturas que circulam neste sentido de trânsito não necessitem de passar no nó da Casa do Sal, ajudando assim a aliviar os constrangimentos que são frequentes neste local.

 

O projeto prevê também a construção de muros de suporte, rails de proteção, nova iluminação pública, o prolongamento do passeio existente na Circular Externa, junto à Casa do Sal, até à zona das bombas de gasolina. Para permitir este projeto terão de ser realizadas também adaptações num emissário de águas residuais.

 

Em paralelo, a autarquia vai estudar a viabilidade da construção de uma passagem superior à Circular Externa, com início sensivelmente a meio desta nova via agora projetada, para ligar a urbanização aos jardins da Casa do Sal. Esta passagem seria pedonal e ciclável e permitiria a aproximação da população residente no Monte Formoso ao jardim, tornando-o num local de passagem e de ligação com a rede de ciclovias e a Mata Nacional do Choupal, na avenida Cidade Aeminium.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×