26 Outubro 2020

CM Coimbra apoia 82 associações culturais com 360 mil euros

CM Coimbra apoia 82 associações culturais com 360 mil euros

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, uma proposta para a atribuição de apoios financeiros, no valor global de 14 mil euros, a mais quatro associações culturais que se candidataram à terceira fase do “Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente para 2020 – Associativismo Cultural Geral”. Uma fase de candidatura que, à semelhança da segunda, foi excecional, e teve como finalidade ajudar as associações a ultrapassarem os constrangimentos provocados pela pandemia da COVID-19. Na soma das três fases, a autarquia vai apoiar financeiramente a atividade de 82 associações culturais com um valor global de 357.750 euros, ao abrigo do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que vigora desde dezembro de 2019.

Para dotar as associações culturais das condições necessárias ao normal desenvolvimento das suas atividades, a CM Coimbra vai apoiar a atividade de 82 associações do concelho, que foram contempladas depois de cumpridos os prazos e analisadas as candidaturas às três fases do “Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente para 2020 – Associativismo Cultural Geral”. Refira-se que, tendo em conta os constrangimentos provocados pela pandemia da COVID-19, que criou impedimentos no cumprimento dos requisitos necessários para a submissão de candidaturas – nomeadamente na entrega de documentos, que tinham de ser aprovados nas reuniões das assembleias gerais das respetivas coletividades – a autarquia decidiu excecionalmente abrir a segunda e terceira fases de candidaturas, que decorreram, respetivamente, de 01 a 15 de junho e de 21 a 30 de setembro.

 

Assim sendo, na primeira fase, foram submetidas 29 candidaturas e foram consideradas válidas 28, traduzindo-se num apoio financeiro global de 147.250 euros, que já foi aprovado na reunião do executivo municipal do dia 25 de maio, tendo sido assinados os protocolos na manhã do dia 18 de junho, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da CM Coimbra, Manuel Machado. Já na segunda fase foram submetidas 52 candidaturas e foram consideradas válidas 50, traduzindo-se num apoio financeiro global de 196.500 euros.

 

Nesta última fase, a terceira, foram submetidas e consideradas válidas quatro candidaturas, que se traduzem num apoio financeiro global de 14 mil euros. Foram validadas três candidaturas na área da cultura e recreio (10.500 euros) e uma cuja atividade evidencia interesse cultural (3500 euros). Estes apoios serão, posteriormente, formalizados através da assinatura de protocolos, a celebrar entre o município e os respetivos agentes culturais.

 

Importa referir que, este ano, excecionalmente, como resposta aos impactos da COVID-19, a autarquia propôs fixar o dia 31 de março de 2021 como data limite do período de vigência desses protocolos, dando assim aos agentes culturais um prazo mais alargado para o reagendamento das atividades previstas nos planos de atividades de 2020. As minutas dos protocolos serão, ainda, adaptadas de acordo com as especificidades de cada agente cultural, nomeadamente no que diz respeito às modalidades de pagamento e ao número de participações em iniciativas promovidas ou apoiadas pela CM Coimbra.

 

Recorde-se, ainda, que outra das medidas que a CM Coimbra adotou – logo no mês de abril – foi a de adiantar 25% do valor médio dos subsídios concedidos pela autarquia à atividade permanente nos últimos cinco anos, como apoio adiantado às entidades desportivas e culturais do concelho no âmbito dos Regulamentos Municipais de Apoio ao Desporto e ao Associativismo Cultural, mediante compromisso de apresentação de candidatura no presente ano civil.

 

Na mesma reunião do executivo municipal, de segunda-feira, vai ainda ser apreciada e votada uma proposta de apoio financeiro municipal à Associação Cultural II Sorpasso, no montante de mil euros, para a organização de mais uma extensão, em Coimbra, da Festa do Cinema Italiano. Este será o 11º ano consecutivo que Coimbra acolhe uma extensão da Festa do Cinema Italiano, que vai decorrer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, como habitualmente no Teatro Académico Gil Vicente. Nos três dias, há sessões às 17h30 e às 21h30: dia 10, “La Strada”, de Frederico Fellini e “Tolo Tolo”, de Checco Zalone; dia 11, “Bangla”, de Phaim Bhuiyan e “La Dea Fortuna”, de Ferzan Ozpetek; e, por último, dia 12, “Eu, Leonardo”, de Jesus Garecs Lambert e “Figli”, de Giuseppe Bonito.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×