29 Outubro 2020

CM Coimbra instala mais de 80 postos de parqueamento de bicicletas

CM Coimbra instala mais de 80 postos de parqueamento de bicicletas

A CM Coimbra vai instalar 83 postos de parqueamento de bicicletas na envolvente da rede de ciclovias municipais e pelos principais locais de destino das viagens, como pontos turísticos, hospitais, equipamentos escolares e desportivos e centros de comércio e serviços. O projeto engloba ainda a colocação de cinco oficinas de self-service. A empreitada foi hoje consignada à empresa Calado & Duarte Lda. e o investimento é superior a 100.000 euros. O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, realçou a importância deste investimento para “estimular a mobilidade em ciclovia” e adiantou, ainda, que há já empresas interessadas em instalar sistemas de trotinetas/bicicletas elétricas em Coimbra e que são bem-vindas. “A ideia é acolhê-las a todas”, reforçou, reforçando que “os empreendedores e os agentes económicos que queiram instalar-se em Coimbra são sempre bem-vindos”.

A CM Coimbra vai instalar e distribuir 83 postos de parqueamento de bicicletas pela cidade, uma ação incluída no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do PEDU. O objetivo é que cerca de um terço desses postos seja instalado na envolvente da rede de ciclovias municipais, que já tem cerca de 20 km. Esta rede viária liga polos importantes da cidade, tais como estabelecimentos de ensino, de saúde e zonas comerciais, equipamentos desportivos e pontos de articulação com transportes públicos. O projeto engloba ainda a colocação de cinco oficinas de self-service, que incluem um suporte onde as bicicletas ficam suspensas, uma bomba de ar interna de alta qualidade com manómetro e as ferramentas essenciais para pequenas reparações.

 

“Assinámos aqui o auto de consignação para a instalação de parqueamentos de bicicletas que, nesta zona plana da nossa cidade, com as ciclovias na zona envolvente, com as escolas que aqui se encontram, servem para estimular a mobilidade em ciclovia e melhorar a vida, o ambiente e a qualidade do ar na cidade”, afirmou Manuel Machado, revelando ainda que a autarquia está a trabalhar para a instalação de um sistema partilhado de trotinetas/bicicletas elétricas e que “há já empresas interessadas em instalar em Coimbra essa modalidade de mobilidade suave”. “A ideia é acolhê-las a todas”, avançou, reforçando que “os empreendedores e os agentes económicos que queiram instalar-se em Coimbra são sempre bem-vindos”.

 

A implementação desta rede de postos de parqueamento vai permitir um melhor desempenho do sistema ciclável, considerando a complementaridade dos diversos modos de transporte e promovendo o crescimento do número de pessoas sensibilizadas e que aderem à utilização da bicicleta nas suas deslocações diárias. Uma forma de reforçar o impacto da rede ciclável na redução do uso do transporte privado motorizado e, consequentemente, a emissão de gases com efeitos de estufa.

 

A autarquia tem seguido uma política de incentivo à utilização de bicicletas que justifica, pois, a aposta em estacionamentos seguros e bem localizados para esses veículos. A CM Coimbra está também a trabalhar no regresso dos sistemas de partilha de trotinetas e bicicletas à cidade, cujo conceito passa por disponibilizar estes veículos na medida das necessidades dos utilizadores para viagens de curta distância e deslocações diárias na área urbana. Estes sistemas permitem a recolha de uma trotineta/bicicleta num determinado local e a sua devolução noutro local onde exista o mesmo sistema instalado.

 

A assinatura do auto de consignação aconteceu hoje, junto à Oficina Municipal de Teatro, depois da assinatura de um protocolo de parceria entre CM Coimbra e a Mobi.E para a instalação de um hub de carregamento de veículos elétricos em Coimbra. “É, portanto, um dia muito importante para a nossa cidade, que só é possível graças à congregação de várias dinâmicas que compreendemos e acolhemos e que vêm trazer, seguramente, uma melhoria da qualidade de vida para Coimbra, para a sua região e para o país”, afirmou Manuel Machado, terminando assim a intervenção que proferiu na sessão, que contou também com a presença do vereador da CM Coimbra e presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, Jorge Alves, do presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Mário Velindro, de técnicos municipais e da comunicação social.

 

Consulte aqui o mapa da localização dos parqueamentos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×