12 Outubro 2020

CM Coimbra vai disponibilizar Convento São Francisco para apoiar artistas da cidade

CM Coimbra vai disponibilizar Convento São Francisco para apoiar artistas da cidade

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, mais uma proposta de apoio extraordinário para aliviar os impactos da pandemia na vida cultural do município, esta destinada aos artistas que residem ou trabalham no concelho de Coimbra no âmbito da sua atividade artística. A proposta passa por autorizar a utilização gratuita de espaços e equipamentos no Convento São Francisco, para trabalhos de gravação de áudio e/ou vídeo que os artistas necessitem para fins concursais ou outros devidamente fundamentados. Recorde-se que a autarquia já tinha aprovado mais duas medidas excecionais para a retoma das atividades culturais no Convento: a oferta de um bilhete na compra de outro e, mais recentemente, uma redução excecional, tendo em conta as novas limitações dos espaços, do valor cobrado pelo aluguer do Grande Auditório e da Antiga Igreja na mesma proporção da redução da lotação destas salas.

A autarquia prossegue com a atualização e ampliação de medidas e programas que visem impulsionar a economia local, a cultura e a vida em comunidade, que em tanto foi afetada pelo curso da pandemia COVID-19. Nesse sentido, e atenta ao panorama atual com que se debate a classe artística, foi elaborada uma proposta para a implementação de uma nova medida excecional, evolutiva e sujeita a permanente revisão, dirigida aos artistas que vivem ou trabalham no concelho de Coimbra: a utilização gratuita de espaços e equipamentos do Convento São Francisco, de acordo com a disponibilidade da programação já agendada, para fins de gravações de áudio e/ou vídeos destinados a concursos ou a outros fins devidamente fundamentados, sendo que esses trabalhos não podem exceder dois dias. A medida terá efeitos até 30 de junho de 2021, mas estará sempre sujeita a reavaliação de acordo com a evolução da pandemia de COVID-19. 

 

Esta é mais uma medida da CM Coimbra para promover a retoma de hábitos culturais no Convento São Francisco e, de forma mais ampla, para apoiar o setor da cultura. O executivo municipal aprovou também, na sua última reunião, uma redução do preço pela utilização do grande auditório e da antiga igreja, na mesma proporção da redução das lotações destas salas. Uma medida que se justifica pelo facto de o aluguer desses espaços a promotores/agentes ter ficado condicionado pela perda significativa de receita face à redução do número de lugares disponíveis para venda.

 

Recorde-se, ainda, que no passado dia 1 de abril, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, apresentou um pacote de 22 medidas municipais de emergência para apoiar as famílias, as associações e as empresas perante os impactos negativos da pandemia de COVID-19. Uma dessas medidas foi, precisamente, de promoção da retoma de hábitos culturais no Convento São Francisco, através da criação de um programa de oferta de um bilhete na compra de outro. Nessa altura, a autarquia assegurou, também, o pagamento aos agentes culturais dos contratos já celebrados, nomeadamente os relativos à programação municipal no Convento São Francisco, mediante recalendarização das programações, bem como outras medidas mais gerais de apoio às coletividades culturais do concelho.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×