13 Outubro 2020

CM Coimbra vai requalificar EB1 da Solum (Anexas)

CM Coimbra vai requalificar EB1 da Solum (Anexas)

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, o projeto de execução para obras de requalificação na Escola Básica do 1º Ciclo (EB1) da Solum nº 10, mais conhecida como Anexas. O objetivo passa por melhorar as condições da escola, a sua funcionalidade e o conforto térmico, estando prevista uma profunda intervenção no refeitório, a ampliação da biblioteca, a pintura integral do edifício, no exterior e interior, a remodelação integral da cobertura, a remodelação dos espaços exteriores e a instalação de um novo sistema de aquecimento. Uma intervenção que deverá representar um investimento municipal de 930.000 euros.

A EB1 da Solum (Anexas) é uma escola com 10 salas e com capacidade para acolher 250 alunos, sendo muito procurada pela qualidade do edificado e pelos seus amplos espaços exteriores, bem como pela sua localização privilegiada dentro do tecido urbano. É composta por dois edifícios de dois pisos, um telheiro coberto e cada um com um bloco de instalações sanitárias. Entre os dois corpos dos telheiros cobertos encontra-se um terceiro edifício só de um piso, que acolhe o refeitório e a copa. Será nesse edifício que vai incidir a intervenção mais profunda, uma vez que há necessidade de melhorar o funcionamento da copa e do refeitório, pretendendo-se, pois, que a intervenção aumente a sua eficiência e o cumprimento de todas as regras sanitárias. A biblioteca também será ampliada.

 

Genericamente, a empreitada prevê a regularização das superfícies e a pintura integral do edifício, quer no exterior, quer no interior, bem como a remodelação da cobertura, incluindo cimalha e beirado.

 

Já no que diz respeito aos espaços exteriores, vão ser objeto de remodelação e estudo paisagístico, estando previsto um novo desenho do espaço. A intervenção contempla a plantação de novas árvores de fácil manutenção, a resolução dos problemas de empoçamento junto aos campos de jogos, a redefinição de floreiras e proteção de taludes existentes e a inclusão de expositores informativos no exterior. Serão colocados novos mobiliários urbanos e jogos infantis termoplásticos, originais e criativos, adequados às idades dos alunos da EB1 da Solum.

 

O sistema de aquecimento da escola vai ser renovado em novos moldes, mediante a utilização de caldeiras a gás e novos radiadores, a colocar sensivelmente no local dos antigos, que serão removidos. Os blocos vão dispor de uma caldeira mural, pelo que será reservado um pequeno espaço para este fim específico.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×