27 Outubro 2020

COIMBRA INVESTE continua a incentivar e apoiar investimento das empresas do concelho

COIMBRA INVESTE continua a incentivar e apoiar investimento das empresas do concelho

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, uma proposta de incentivo ao investimento, que passa pela aprovação da venda do lote 13 do parque industrial de Eiras, à empresa de construção civil Carlos Madeira & Filhos Lda., pelo montante de 19.500 euros, proposto pelos serviços municipais. A proposta, que prevê, ainda, a redução de 60% sobre as taxas urbanísticas que venham a ser aplicadas após o deferimento do projeto, tem por base uma candidatura ao Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – COIMBRA INVESTE e rege-se pelas normas desse documento. Contabilizando este apoio, o COIMBRA INVESTE já incentivou oito empresas, num apoio global superior a 460 mil euros e totaliza cerca de 150 novos postos de trabalho a criar no concelho pelas empresas apoiadas, que empregam mais de quatro centenas de pessoas.

O COIMBRA INVESTE continua a incentivar empresas a investirem no concelho. A Carlos Madeira & Filhos, Lda., que desenvolve a sua atividade na área da construção civil, candidatou-se, ao abrigo do COIMBRA INVESTE, à aquisição do lote 13 do parque industrial de Eiras, propriedade da autarquia, por necessitar de deslocalizar a sua sede para esse local, já que se encontram atualmente instalados em regime de arrendamento, em diversos armazéns, e sem as condições necessárias à atividade. O projeto da empresa passa por instalar a sua sede no lote 13 do referido parque industrial, de forma a melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores, centralizar o apoio administrativo e a área de apoio à produção e criar espaços onde possam ser desenvolvidas atividades de formação contínua para os seus colaboradores. O objetivo passa, assim, pela profissionalização da equipa e da empresa e consequente satisfação dos seus clientes.

 

A Carlos Madeira & Filhos, Lda. é uma empresa familiar, criada em 1996 na cidade de Coimbra, que ao longo dos anos tem apostado no crescimento sustentado, tendo mesmo sobrevivido à crise que nos últimos anos afetou a área da construção civil. Com a economia a dar sinal de crescimento nessa área, a empresa pretende, assim, acompanhar esse crescimento e, para tal, pretende reduzir os custos operacionais que a separação dos seus departamentos acarreta. Com a construção do novo edifício, a empresa conseguirá centralizar as suas valências, aumentar a capacidade de resposta aos clientes, fidelizar fornecedores, apostar numa nova imagem e melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores. O investimento a aplicar é de 200 mil euros, mais o custo da aquisição do terreno, que foi proposto pelos serviços municipais e aceite pelo candidato, de 19.500 euros. A empresa emprega 11 trabalhadores e pretende contratar mais dois.

 

A iniciativa empresarial reúne as condições de acesso ao investimento, pelo que, tendo em conta o regulamento COIMBRA INVESTE, a proposta passa pela alienação do lote 13 do parque industrial de Eiras à empresa Carlos Madeira & Filhos, Lda. pelo valor de venda proposto pelos serviços municipais, de 19.500 euros, e pela redução de 60% das taxas urbanísticas que se venham a calcular aquando do deferimento do projeto urbanístico, caso se venha a concretizar, após a celebração do Contrato de Compra e Venda do lote, que legitimará a titularidade da propriedade ao requerente.

 

Contabilizando este apoio, este regulamento municipal – que entrou em vigor em junho de 2017 – já incentivou oito empresas, num apoio global superior a 460 mil euros e totaliza cerca de 150 novos postos de trabalho a criar no concelho pelas empresas apoiadas, que empregam mais de quatro centenas de pessoas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×