12 Outubro 2020

Novo Parque Municipal de Skate junto ao Mondego já tem projeto de execução

Novo Parque Municipal de Skate junto ao Mondego já tem projeto de execução

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, o projeto de execução do novo Parque Municipal de Skate, que irá nascer sob o viaduto da ponte Rainha Santa Isabel, na margem direita do rio Mondego. Este recinto desportivo, que vai ter uma área de cerca de 1500 m2, vai dispor de elementos homologados e que sejam capazes de o tornar num espaço ímpar para a prática desta modalidade, seja numa vertente de caráter lúdico ou de competição. O investimento municipal na criação deste equipamento e na requalificação daquela zona ribeirinha, que conflui com vários troços da nova ciclovia, será previsivelmente superior a 500.000 euros.

A CM Coimbra já tem o projeto de execução do novo Parque Municipal de Skate, que estando agora aprovado possibilitará a abertura de um concurso público para a sua construção na margem direita do Mondego, sob o viaduto da ponte Rainha Santa Isabel, onde a autarquia pretende também requalificar cerca de 8000 m2 de espaço público.

 

O objetivo é que o novo espaço providencie uma oferta de excelência para os jovens de Coimbra e dos concelhos vizinhos, garantindo-lhes uma alternativa saudável para a ocupação dos seus tempos livres com atividade ao ar livre. Com a inclusão do skateboarding nas modalidades desportivas olímpicas (vai estrear-se nos próximos Jogos em Tóquio), esta prática ganha cada vez mais adeptos. A autarquia entende, por isso, ser importante a criação de estruturas e equipamentos para a prática desta modalidade em todas as suas vertentes, lúdica ou de competição, e o projeto do novo Parque Municipal de Skate, elaborado pela empresa “Conceito Radical – Extreme Sports Unipessoal, Lda.”, já teve isso em consideração.

 

O projeto desenvolve-se numa área de implementação de 1500m2, incluindo a vertente desportiva nos diversos níveis de progressão, evolução e complexidade da modalidade, possibilitando a prática a todos os atletas, desde os iniciantes até ao nível competitivo de excelência. O recinto divide-se, para isso, em quatro zonas. A zona 1 é destinada a quem está a ter o primeiro contato com a modalidade, na disciplina de street e bowl. A zona 2 é de iniciação ao street skate, com uma quadra para o nível iniciante. Já a zona 3 é para street skate avançado e é composta por duas quadras distintas, que representam dois níveis de progressão, sendo a quadra mais elevada desenvolvida para enquadramento competitivo nacional, isto é, para servir de palco, por exemplo, ao Campeonato Nacional de Skate, na vertente street. A zona 4 é destinada à disciplina de bowl, apresentando diversos níveis de dificuldade integrada e podendo servir de palco às competições nacionais na vertente parque.

 

A empresa Infraestruturas de Portugal, S.A., responsável pela ponte Rainha Santa Isabel já deu parecer favorável para a sua execução, considerando que não existem impedimentos ao projeto. Uma solução que passa pela instalação de um parque de skate inovador, bem desenhado e construído com materiais duradouros e adequados à prática de modalidade, na margem direita do rio Mondego, sob a ponte. O valor estimado deste investimento de requalificação desta zona ribeirinha é de meio milhão de euros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×