O objetivo primordial deste apoio financeiro municipal passa, pois, por ajudar as associações juvenis do concelho no desenvolvimento das suas atividades, de forma regular e continuada, de acordo com os seus planos anuais. Na primeira fase de candidaturas, que decorreu de 22 de junho a 24 de julho, a autarquia rececionou 12 candidaturas, tendo validado 10 e excluído duas por incumprimento dos requisitos do regulamento. As candidaturas foram avaliadas, o que resultou na proposta de atribuição dos seguintes apoios: Caixa Negra | CITAC (2500 euros); Casa de Angola de Coimbra (2250 euros); Casa Lusófona (2000 euros); Coro Misto da Universidade de Coimbra (2500 euros); JEKNOWLEDGE (2000 euros); JoviArs (2000 euros); K&Batuna (1500 euros); Associação Molecular (2.250 euros); Orfeon Académico de Coimbra (2000 euros); e Quantunna (2000 euros).
A CM Coimbra decidiu, contudo, abrir uma segunda fase, tendo em conta a excecionalidade da situação da pandemia COVID-19, a legislação em vigor e a possibilidade de mais associações usufruírem desta medida. Nesta segunda fase, que terminou a 9 de outubro, a autarquia recebeu seis candidaturas, tendo validado quatro e excluído duas por incumprimento dos requisitos do regulamento. As candidaturas foram avaliadas, o que resultou na proposta de atribuição dos seguintes apoios: ADTC – Associação Distrital de Taekwondo de Coimbra (2500 euros); Associação Académica de Coimbra (3000 euros); Tuna Académica da Universidade de Coimbra (2000 euros) e FAJDC – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (3500 euros).
Desta forma, a autarquia vai apoiar financeiramente 14 associações juvenis do concelho, num valor global de 32 mil euros.
Recorde-se que, a 13 de maio de 2019, o executivo municipal aprovou a abertura de um procedimento com vista à elaboração do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil. O documento foi aprovado pela Assembleia Municipal na sua reunião de 28 de fevereiro, sob proposta da CM Coimbra, e foi publicado em Diário da República no dia 7 de maio de 2020, tendo entrado em vigor a 22 de maio de 2020. O regulamento tem como objetivo a concessão de apoio aos organismos juvenis visando estimular a criatividade e inovação das atividades desenvolvidas pelos jovens e criar condições para o crescimento e descentralização das atividades levadas a cabo por estas associações, de modo a estimular a participação pública dos mais jovens.