19 Novembro 2020

“Espaço Empresa” do Município de Coimbra começa hoje a funcionar no Pátio de Inquisição

“Espaço Empresa” do Município de Coimbra começa hoje a funcionar no Pátio de Inquisição

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra disponibiliza, a partir de hoje, um novo serviço destinado a apoiar os empresários na criação e gestão do seu negócio e a atrair investidores, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, na relação entre as empresas e a administração pública local e central. Chama-se “Espaço Empresa” e funciona junto das instalações do Gabinete de Apoio ao Investidor (GAI) e do Espaço Cowork, no Pátio da Inquisição. O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado visitou, esta manhã, o novo espaço, na companhia do reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, do vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Filipe Rodrigues, da presidente do Instituto Pedro Nunes (IPN), Teresa Mendes, da diretora do Centro de Apoio Empresarial do Centro, Patrícia Poeiras, do presidente da Assembleia Geral do Clube de Empresários de Coimbra, Arnaldo Baptista, e dos vereadores da autarquia Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes.

O projeto “Espaço Empresa” é uma iniciativa de âmbito nacional liderado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), em articulação com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e a AMA (Agência para a Modernização Administrativa), que visa desenvolver um novo modelo de atendimento empresarial, centrado nos interesses e necessidades dos empresários, concentrando as respostas às empresas num único ponto de contacto, com o objetivo de minimizar o esforço dos empresários no acesso à informação e na interação com a administração local e central.

 

Este novo modelo de atendimento assenta na criação de uma rede nacional de apoio às empresas – a rede “Espaço Empresa” – com serviços disponibilizados quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico, que permita o acompanhamento do empresário ao longo do ciclo de vida do seu investimento. O Município de Coimbra aderiu, desde logo, ao projeto, aprovou a assinatura do protocolo entre a autarquia, o IAPMEI, a AICEP e a AMA no início de ano, e avançou para a sua implementação.

 

“A razão da minha palavra é para agradecer a colaboração e a confiança que tivemos para podermos, em plena pandemia, mostrar que é possível ter esperança no apoio alavancado da atividade económica, cultural e empresarial, e na concertação de esforços para que as coisas sejam mais dinâmicas, mais produtivas”, referiu Manuel Machado, no breve discurso que proferiu antes da visita ao espaço e logo depois de descerrar a placa de inauguração. 

 

“A conjugação de esforços do IAPMEI, do AICEP e da AMA veio-nos trazer um acrescento ao potencial que temos de progresso e que tem como fim essencial gerar riqueza, em especial a socialmente útil. É por isso que aqui estamos”, acrescentou ainda o presidente da CM Coimbra, agradecendo a presença de todos. “E que aqui venham recorrer, para apresentar projetos, para receberem apoio, orientações e recomendações sobre como bem fazer. Com o suporte complementar da nossa Universidade, do Instituto Politécnico, do Instituto Pedro Nunes, conseguimos mostrar que é possível promover o desenvolvimento económico, apesar das contrariedades que nos possam surpreender”, concluiu o Manuel Machado.

 

Coimbra passa, assim, a dispor de um “Espaço Empresa”, integrando um projeto nacional que pretende simplificar o dia-a-dia dos empresários, facilitando a sua comunicação com os serviços da administração local e central. No caso dos serviços da administração local, o projeto prevê que o “Espaço Empresa” funcione como atendimento direto e seja uma ponte com outras unidades orgânicas da CM Coimbra. O novo espaço ficou, também por isso, instalado no mesmo no edifício do espaço Cowork e do GAI (na Ala Central do Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição), possibilitando, desta forma, complementar o trabalho que já é desenvolvido por esta unidade orgânica da autarquia de apoio aos empresários na criação e gestão do seu negócio. Refira-se, ainda, que para a execução deste projeto foi constituída uma equipa de trabalho, que recebeu formação especializada em relação ao catálogo de serviços prestados pela administração central, ministrada por formadores de oito organismos públicos nacionais.

 

Recorde-se, ainda, que o espaço municipal Cowork Pátio, entrou em funcionamento no dia 2 de maio de 2019, com uma capacidade total para acolher 30 a 40 empreendedores. Um projeto criado pela CM Coimbra, para dar resposta às exigências das novas configurações da economia portuguesa, proporcionando a todos os empreendedores interessados um local de trabalho partilhado, com acesso aos recursos essenciais ao funcionamento de uma empresa – tais como energia elétrica, internet, mobiliário, equipamento, salas de reunião com material informático, serviços de apoio e receção – e onde podem trabalhar e trocar ideias entre si, criar sinergias e formar parcerias de negócio. Desde a sua abertura, o Cowork Pátio já recebeu 16 candidaturas, oito antes de março de 2020, correspondentes a 11 postos de trabalho, e outras oito já no período de pandemia, correspondentes a 28 postos de trabalho, estando inclusive a ser preparado o seu alargamento.

 

Já o “Espaço Empresa” começa hoje a funcionar, com o horário das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, durante todos os dias úteis, encerrando apenas aos feriados nacionais e no feriado municipal de Coimbra, a 4 de julho. Tendo em conta o surto epidemiológico provocado pela COVID 19, o atendimento presencial deverá ser agendado previamente através do número de telefone 239 857 579 ou do email espaco.empresa@cm-coimbra.pt.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×