14 Novembro 2020

Requalificação de passeios na Rua Figueira da Foz vai originar condicionamentos de trânsito

Requalificação de passeios na Rua Figueira da Foz vai originar condicionamentos de trânsito

A requalificação dos passeios na Rua Figueira da Foz, prevista na obra de requalificação do separador central do troço norte da Av. Fernão de Magalhães até à Casa do Sal, vai obrigar à vedação da zona de trabalhos e originar condicionamentos de trânsito no local, já a partir do próximo dia 16 de novembro, pelo que será implementado um plano de sinalização temporário. Os trabalhos a realizar consistem na execução de um passeio no sentido ascendente da referida rua e o alargamento da faixa da direita, que dá acesso à estrada de Coselhas, e têm a duração prevista de 45 dias. Para dar a conhecer este condicionamento e alertar os automobilistas, a sinalização de pré-aviso será colocada em vários locais, tais como as rotundas da Estação ferroviária, Casa do Sal, Arnado e os largos da Portagem e da Conchada.

Recorde-se que a obra de requalificação do separador central do troço norte da Av. Fernão de Magalhães até à Casa do Sal, que inclui a Rua Figueira da Foz e a Estrada de Coselhas, visa melhorar as condições de segurança na circulação pedonal e criar uma via de acesso direto para veículos de emergência a caminho dos hospitais.

 

A obra foi consignada, em agosto passado, à empresa Civibérica – Obras Civis, SA., por 677.764 euros (IVA incluído), com um prazo de execução de 330 dias. A empreitada pretende dar continuidade ao alargamento do lancil central na Av. Fernão de Magalhães, de 2m para 3m, entre a rua Padre Estevão e a Casa do Sal, substituindo-se os atuais lancis de betão com calçadinha por lancis de granito com relva. A intervenção contempla, ainda, a instalação de um sistema de rega, a colocação de novas árvores e a instalação de pavimento podotátil junto às passadeiras.

 

Na Casa do Sal, que é um ponto de entrada na cidade, mas também um ponto de circulação e permanência de peões – pela sua proximidade à estação ferroviária e pela existência de um jardim para lazer e convívio de crianças –, a intervenção visa eliminar os lugares de estacionamento do separador central – por razões de segurança – e reforçar a componente paisagística com o alargamento da área relvada e a colocação de novas árvores. A circulação pedonal será reforçada em locais mais seguros, como os separadores e os passeios laterais. Será, ainda, criada uma faixa de circulação para veículos de emergência na Casa do Sal, aproveitando a configuração atual do separador central.

 

A ausência de passeio em alguns pontos da rua Figueira da Foz vai ser colmatada com o alargamento do passeio que existe no lado direito, sentido ascendente, de forma a aumentar a segurança dos peões. Já na confluência com a Casa do Sal, no sentido descendente, será alargada a faixa da direita, que dá acesso à Estrada de Coselhas. Por último, na Estrada de Coselhas, o passeio que dá continuidade aos passeios da Av. Fernão de Magalhães e rua Figueira da Foz será reformulado e melhorado. Serão, ainda, colocadas árvores e respetivas caldeiras, do lado nascente, criando uma imagem mais urbana daquele local.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×