São 17 entidades desportivas concelhias que utilizam as infraestruturas desportivas municipais, nomeadamente o Centro OlÃmpico de Piscinas Municipais, as Piscinas Municipais Rui Abreu e as Piscinas Municipais LuÃs Lopes da Conceição, para o desenvolvimento de aulas de natação e que agora, até 31 de março de 2021, ficam isentas do pagamento de taxas relativas à utilização desses equipamentos municipais.
A proposta surge no sentido de apoiar essas entidades que, por imposição das medidas de contingência das autoridades de saúde, tiveram muito tempo todas as atividades inerentes às suas escolas de natação suspensas, só voltando a ver autorizada a retoma das classes de formação nas piscinas municipais em novembro e com um número elevado de condicionantes. A retoma das aulas nas piscinas municipais foi autorizada para as modalidades de natação pura, hóquei subaquático e polo subaquático, em todos os escalões etários, mas no pressuposto do combate à pandemia da COVID-19, foram criados Planos de Contingências e definidas lotações muito inferiores às que vigoravam anteriormente. Desta forma, as entidades desportivas assistiram a quebras, em termos de rentabilidade do espaço, entre os 58% e os 86%.
A CM Coimbra decidiu, por isso, e tendo em conta a sua polÃtica desportiva assente na área social e cÃvica, apoiar estas entidades, através da isenção do pagamento de taxas municipais relativas à utilização desses equipamentos desportivos durante o perÃodo compreendido entre 16 de novembro de 2020 e 31 de março de 2021, o que corresponde a um valor global de 52.688 euros.