14 Janeiro 2021

Coimbra investe na requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago

Coimbra investe na requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago

A requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago, que tem como objetivo sinalizar e melhorar a mobilidade pedonal no concelho, também para aumentar a segurança de circulação para os caminhantes que se dirijam a estes locais, deverá estar concluída no verão deste ano. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou, ontem, a empreitada final pelo valor aproximado de 440 mil euros à empresa vencedora do concurso público, a Contec-Construção e Engenharia, S.A., que terá cinco meses para concluir a obra. Recorde-se que o investimento global da autarquia nesta intervenção de melhoramento da mobilidade pedonal é superior a 558 mil euros.

Esta é mais uma intervenção que se soma ao investimento da CM Coimbra na melhoria das condições de segurança e conforto na mobilidade pedonal por todo o concelho.

 

O projeto tem como objetivo a identificação e sinalização dos percursos para caminhantes que se dirigem a pé a Fátima e a Santiago de Compostela, procurando sempre, por razões de segurança e comodidade, evitar as estradas principais e optar por estradas secundárias ou, preferencialmente, caminhos pedonais. A direção de Fátima está indicada por setas azuis e a direção de Santiago por setas amarelas. A norte, até ao limite do concelho de Coimbra, os caminhos já se encontram devidamente sinalizados, pretendendo-se agora identificar, sinalizar e melhorar o troço entre a Adémia e o Bolão (onde se situa o Centro Municipal de Apoio ao Caminhante) e o troço em Cernache. A empreitada, consignada ontem à empresa Contec-Construção e Engenharia, S.A., tem um custo de 436.677,56 euros (IVA incluído) e um prazo de execução de 150 dias.

 

A intervenção a realizar no troço entre a Adémia e o Bolão, que segue junto à Estrada do Campo, passa pela limpeza, alargamento e pavimentação das bermas, colocação de balizas retrorrefletoras e marcadores solares autónomos. Já a intervenção no troço de Cernache passa pelo alargamento das bermas e construção de alguns passeios, o que obriga a obras complementares, tais como a instalação de rede de drenagens pluviais, a construção de muros de suporte, a colocação de guardas metálicas e balizas retrorrefletoras, a criação de passadeiras e a pintura de marcações rodoviárias.

 

Recorde-se, ainda, que a primeira intervenção de identificação e sinalização dos caminhos, concluída em março de 2018, foi realizada no centro da cidade, mais concretamente nos troços entre a Ponte-Açude e a Avenida de Conímbriga e entre a estação ferroviária e a Ponte-Açude (Avenida Aeminium), contando ainda com a semaforização de passadeiras e a instalação de painéis indicadores de velocidade instantânea. Uma intervenção que representou um investimento de 121.356,22 euros (IVA incluído).

 

A melhoria do troço entre a Adémia e o Bolão motivará, ainda, a passagem dos caminhantes pelo Centro Municipal de Apoio ao Caminhante, inaugurado em 2017. Uma estrutura concebida pelo ITeCons e três empresas, que foi adaptada e serve os peregrinos de Fátima e Santiago. “Este projeto tem o objetivo de criar condições qualificadas para acolhermos os caminhantes. (…) E a nossa disponibilidade é total, porque queremos que as pessoas que por aqui vão passar sejam bem acolhidas, estejam seguras e que recordem Coimbra como um sítio onde se sentiram bem”, afirmou Manuel Machado, no dia de inauguração da estrutura de apoio aos peregrinos, a 4 de maio de 2017.

 

Importa ainda referir que Manuel Machado participou na escritura pública de criação da Associação Caminhos de Fátima, no dia 12 de fevereiro de 2016, sendo a autarquia um dos municípios fundadores. A associação tem como objetivo incrementar a segurança e melhorar as condições de fruição turística e cultural de todos aqueles que, anualmente e aos milhares, percorrem a pé os caminhos até à Cova da Iria, bem como fomentar, defender e promover o património cultural dos Caminhos de Fátima.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×