9 Fevereiro 2021

Câmara avança com regulamento para utilização da nova pista municipal de BMX

Câmara avança com regulamento para utilização da nova pista municipal de BMX

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, a abertura do procedimento com vista à elaboração do projeto de “Regulamento de Funcionamento e Utilização da Pista Municipal de BMX”, um documento que estabelece as regras de utilização da nova infraestrutura desportiva municipal. Com esta deliberação, dá-se início também à participação procedimental, tendo os interessados um período de dez dias úteis para se constituírem como tal e apresentarem, por escrito, os seus contributos. Recorde-se que a nova pista de BMX, localizada nos Campos do Bolão, foi desenvolvida em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, de modo a garantir as condições adequadas à realização de provas oficiais, e representa um investimento superior a 300 mil euros.

A CM Coimbra construiu uma Pista Municipal de BMX, dando assim uma nova resposta aos praticantes dessa modalidade no concelho. A infraestrutura tem uma pista principal, com respetiva rampa de saída de 5 metros de altura, três curvas, quatro retas (sendo a segunda reta dupla), meta e zona de desaceleração. Foi, ainda, construída uma pista de aquecimento e treino de juniores, composta por duas curvas e duas retas. Entre as duas pistas foi criado um espaço para observação das provas, modelado de maneira à criação de bancadas naturais. O local estará preparado para, em dias de provas oficiais, receber uma bancada amovível possibilitar uma maior afluência de espectadores.

 

A Pista Municipal de BMX está vedada, prevendo-se um acesso para visitantes e viaturas de apoio virado para o estacionamento existente. O espaço contempla infraestruturas elétricas de apoio, assim como iluminação do recinto, bem como rede de abastecimento de água e esgotos de modo a garantir o funcionamento e a correta manutenção da pista. Foram, também, plantadas árvores de espécies adequadas ao local, as quais virão no futuro a projetar alguma sombra no recinto, bem como instalados bebedouros e módulos para aparcamento de bicicletas.

 

A envolvente à pista de BMX também foi intervencionada, existindo agora um percurso pedonal contínuo desde a estação ferroviária até à zona de bosquete/parque de merendas existente mais a norte.

 

A nova pista de BMX está praticamente pronta para ser aberta ao público, faltando apenas que a EDP proceda à ligação da eletricidade, para que as torres de iluminação possam funcionar. A nova infraestrutura municipal será inaugurada em data oportuna, logo que seja permitida a realização da iniciativa de acordo com as regras e orientações do Governo e das autoridades de Saúde no âmbito do controlo da pandemia COVID-19. 

 

Entretanto, é preciso estabelecer as regras de funcionamento e utilização do equipamento desportivo, no estreito cumprimento da lei e de forma a que fique garantido o uso adequado da infraestrutura. Assim, a CM Coimbra vai dar início à abertura do procedimento com vista à elaboração do projeto de “Regulamento de Funcionamento e Utilização da Pista Municipal de BMX”, bem como à participação procedimental, tendo os interessados um período de dez dias úteis para se constituírem como tal e apresentarem os seus contributos.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×