Ciente das dificuldades por que passa o setor da cultura, a CM Coimbra pretende ajudar as associações culturais, através da aprovação de uma medida extraordinária semelhante à que foi implementada o ano passado e que permitiu apoiar 57 entidades culturais.
A autarquia pretende, assim, retomar essa medida extraordinária, possibilitando o adiantamento de 25% do valor médio dos subsídios concedidos à atividade permanente, nos últimos cinco anos, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, mediante o compromisso de apresentação de uma candidatura no corrente ano.
“Falamos de associações cujas instalações estão encerradas, que não têm receitas, mas mantêm despesas. No caso das que gerem equipamentos culturais municipais é ainda mais grave, pois têm despesas fixas elevadas com esses equipamentos e, tendo vários contratos de trabalho, têm ordenados para pagar”, a firmou a vereadora da Cultura, Carina Gomes, realçando que esta antecipação é um apoio efetivo e imediato à tesouraria das associações, como foi há um ano, mas é ainda mais importante agora, um ano decorrido de pandemia.
O pagamento dos montantes será efetuado mediante entrega, nos serviços municipais e até ao dia 31 de março, pelos representantes legais da associação, de declaração de compromisso de apresentação de candidatura ao apoio financeiro municipal à atividade permanente para 2021 ou ao apoio à atividade permanente de entidades com gestão de equipamentos culturais municipais, não sendo esta necessária caso a candidatura já tenha sido submetida. O valor de execução máximo previsto para esta medida é de 160.750€.