4 Março 2021

Coimbra alarga serviço público de transportes para servir mais 20 mil pessoas

Coimbra alarga serviço público de transportes para servir mais 20 mil pessoas

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão servir mais 20 mil pessoas do concelho a partir de abril com a criação de novas linhas para as freguesias de Brasfemes, Souselas e Botão, que reforçam a oferta nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.

Este novo prolongamento só é possível devido à estratégia de valorização dos transportes públicos que a Câmara de Coimbra assumiu nos últimos anos.

 

Para criar novas linhas, os SMTUC admitiram 21 novos motoristas em janeiro e aguardam novos autocarros 100% elétricos, num esforço de renovação da frota e redução do impacto negativo das emissões de gases com efeitos de estufa. Nos últimos sete anos a Câmara Municipal de Coimbra reforçou a frota com 79 viaturas, entre elas 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e dois híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros.

 

Em curso, está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, por 2,4 milhões de euros, pois o objetivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota com veículos com melhor desempenho ambiental.

 

Os SMTUC são suportados pelos cofres do município de Coimbra, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.

 

LUSA/ CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×